Alcobaça: Uma vergonha para o Extremo Sul da Bahia, para o Estado e para o país. Este é o sentimento das pessoas que assistiram ao Bom Dia Brasil, telejornal da Rede Globo de Televisão, nesta manhã de segunda-feira, 05 de maio. O telejornal diário publicou uma matéria sobre as péssimas condições da educação do município de Alcobaça, cujo subtítulo da matéria foi: “No Sul da Bahia, alunos de séries diferentes dividem a mesma sala e até o mesmo quadro. Tudo isso nas piores condições possíveis”.
Uma vergonha nacional para a Prefeitura de Alcobaça [administração Bernardo Olívio]. O noticiário denunciou uma escola na Zona Rural de Alcobaça, em que falta água, carteiras em condições inadequadas de uso e sala de aula sem telhado, obrigando os alunos a dividirem o mesmo espaço. Em um ambiente com 48m² metros quadrados, 02 professoras lecionam para 30 alunos de 05 séries diferentes. Sendo que cada cantinho do quadro é para uma série. “É ruim porque tem duas professoras e a gente não entende o que ela está dizendo”, desabafou Beatriz Paixão, de 09 anos.
Em outra escola municipal, tem apenas uma sala de aula para 61 alunos, que também estuda alunos de séries diferentes. A comunidade não aguentou tanta espera pela construção de outra escola, ou salas de aula, que resolveu construir uma sala de acordo com as condições do povoado. O espaço foi construído com barro e madeira e funciona com piso de terra batida e carteiras improvisadas. “Às vezes dá vontade de chorar porque não dá para estudar em uma escola assim. Eu fico olhando essas escolas e a gente estuda em uma escola de barro. Por que será?”, desabafa Yezza Silva, de 10 anos.
Procurado pela reportagem da TV Globo, o secretário de obras de Alcobaça, Hugo Sulz, disse que os problemas nas estruturas das escolas ainda não foram resolvidos por falta de pessoal. Segundo ele, a prefeitura herdou muitos problemas nos prédios públicos e a partir de 2013 está dando a manutenção nessas escolas. O apresentador do jornal fez um comentário de revolta no fim da matéria: “manutenção hein? Que manutenção...”
Em novembro do ano passado, o desabamento do telhado de uma escola em São José, Alcobaça, também repercutiu a nível nacional e a prefeitura fez a mesma justificativa. Vários foram os escândalos da prefeitura e a população, totalmente insatisfeita, lamenta o que vem acontecendo na cidade. Ruas sujas e esburacadas, salários atrasados, falta de planejamento em todos os setores, além da queda nos investimentos turísticos, um dos principais movimentadores da economia da cidade. Verdadeira decepção, essa é a palavra que resume a atual gestão do prefeito Bernardo Olívio.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Matéria relacionada
Escola Municipal desaba em São José de Alcobaça e deixa 05 crianças feridas