O prefeito de Teixeira de Freitas foi escolhido pelo Sebrae como o prefeito empreendedor na categoria Melhor Projeto da Bahia, com o Programa de Desenvolvimento Econômico, através do Minha Pequena Grande Empresa (MPGE), grande vencedor na categoria Melhor Projeto da Bahia. O nome dos vencedores foi divulgado na noite desta terça-feira, em cerimônia realizada em Salvador-Ba.Teixeira de Freitas é campeã em um dos mais respeitados prêmios de empreendedorismo do Brasil. Realizado pelo Sebrae, o prêmio Prefeito Empreendedor, chegou em sua 8ª edição coroando o Programa de Desenvolvimento Econômico do município.
O MPGE é uma das vertentes do Programa de Desenvolvimento Econômico, firmado entre a Prefeitura e o Sebrae, que além deste projeto já realizou no município o Festival Gastronômico, o Luzes de Teixeira, o Censo Empresarial, a Rodada de Negócios, entre outros investimentos de promoção da economia. O sucesso do MPGE foi firmado pelo empenho e trabalho realizados pela Prefeitura/Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e Sebrae em parceria com as Faculdades sediadas no município. O projeto foi idealizado pelo próprio prefeito. Somente na primeira etapa, o projeto atendeu a 300 empreendedores de pequeno porte e empreendedores individuais. Eles receberam consultoria e qualificação em visitas periódicas, celebradas pelos 30 estudantes universitários envolvidos, sempre sob a orientação de um consultor do Sebrae. Diante dos resultados obtidos, o prefeito avaliou: “distribuir riqueza pra mim é isso, é dar condições para que as pessoas possam se desenvolver”.
De acordo com o doutor João Bosco, a inspiração foi a versatilidade e o perfil empreendedor dos teixeirenses, que ajudaram a construir a cidade e o seu comércio pujante e peculiar. O primeiro grande objetivo deste projeto é dar condições para que os pequenos se estabeleçam e cresçam com seus comércios, refletindo assim, na solidez econômica do município. Além disso, este investimento fez crescer a confiança e a autoestima dos empreendedores envolvidos, como pode ser observado na declaração da costureira Jussara Constantino, que além de destacar o aprendizado com as finanças, fomenta agora o desejo de gerar emprego e renda: “o meu projeto é de crescer, ter pessoas trabalhando comigo. Nós [de Teixeira de Freitas] temos capacidade pra isso”, disse ela ao exclamar, “eu vou evoluir!”.
Para Edson Junior diretor de Comércio da Prefeitura e responsável pela inscrição do projeto no prêmio do Sebrae, o MPGE mostra o potencial econômico do município e a visão empreendedora do prefeito João Bosco que acreditou, já no primeiro ano de seu mandato, no desenvolvimento de ações inovadoras. De acordo com informações do coordenador regional do Sebrae Alex Brito, o MPGE trabalha, junto aos assessorados, através dos consultores, os critérios da excelência com base na Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Por: Liberdadenews/Ascom