Teixeira de Freitas: Diante do Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa, de autoria do Governo Estadual, o Deputado Estadual Ronaldo Carleto, apresentou nesta sexta-feira, duas emendas parlamentares na lei que reorganiza a Polícia Militar da Bahia. O propósito do deputado é adequar a nova estrutura da PM à necessidade da Segurança Pública do Extremo Sul.
O referido projeto cria várias estruturas na PM. Porém, não atende aos anseios da população, em ampliar os serviços de policiamento na região. Ao contrário, reduz a capacidade de algumas cidades, como Teixeira de Freitas, quando extingue o 13º BPM, o qual passa a ser um Centro Exclusivo para Treinamento. “Isso é incoerente, pois, uma das principais cidades da Bahia como Teixeira de Freitas não pode ter sua estrutura de segurança reduzida", disse Carleto.
Na proposta apresentada, o deputado requer ainda a criação de um Comando Regional da PM, somente para o Extremo Sul, desvinculado a região de Itabuna. O Extremo Sul tem características próprias e, nele, estão inseridas três das maiores cidades do Estado. Na mesma emenda, ele propõe criar uma Companhia Independente para Itabela e Guaratinga, outro pleito antigo da nossa região.
Na visão do deputado Ronaldo Carleto, a estrutura de Polícia Militar de Eunápolis não mais suporta atender Itabela e Guaratinga, as quais já somam juntas mais de 50 mil habitantes.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews