Guaratinga: A vereadora Simone Almeida (PMN) pediu o seu afastamento temporário da Câmara Municipal de Guaratinga. A solicitação foi feita através de correspondência encaminhada à presidência da Casa, que foi lida na sessão ordinária desta quarta-feira (16). Simone requereu a Licença Maternidade, benefício que é garantido por lei, já que a deu à luz a uma criança há cerca de vinte dias.
Com o afastamento de Simone, vai ser empossado o primeiro suplente, Misael Gregório da Silva (PV), que já foi notificado pela presidência do afastamento da vereadora e convocado para tomar posse na próxima semana.
A divulgação do pedido de afastamento de Simone e da posse do seu substituto - extra-oficialmente – gerou uma situação de constrangimento na casa legislativa, em razão de dirigentes do PV, familiares e o próprio suplente acharem que a substituição da vereadora seria realizada imediatamente, ou seja, na sessão desta quarta, e comparecerem à Câmara para assistirem ao ato.
E mesmo tendo conhecimento de que a posse só seria possível na próxima semana, todos foram para o Auditório, onde foi realizada a sessão. Porém, o Regimento Interno da casa legislativa prevê apenas a leitura do pedido de afastamento na sessão subseqüente ao recebimento do pedido, o que foi feito pelo presidente, Adnalvo Pinheiro dos Santos.
Assim, cumprindo o rito, durante a sessão o presidente fez a leitura da carta da vereadora, e informou que o suplente seria notificado e convocado para a posse, como determina o Regimento.
O presidente do PV, Paulo Galdino que, representando o partido fez uso da Tribuna, ainda tentou convencer a Mesa Diretora a dar posse ao suplente, alegando que os dirigentes do partido e familiares já tinham vindo para a solenidade e que não empossando o suplente naquela sessão o presidente estaria prejudicando os trabalhos da Comissão de Educação, Saúde e Serviços Públicos, da qual Simone faz parte.
Porém, o presidente Adnalvo fez cumprir o Regimento Interno, notificando o suplente do afastamento da titular, e convocando-o - após o encerramento da sessão -, para a posse que se dará na próxima sessão.
Por Teoney Guerra