Nenhum outro parlamentar baiano defende com tanta convicção a emancipação dos distritos baianos quanto o deputado federal Amauri Teixeira (PT), que é vice-presidente da Frente Parlamentar pela emancipação dos municípios no Brasil. Esta semana, juntamente com o vereador de Teixeira de Freitas e candidato a deputado estadual, Edinaldo Rezende, o deputado petista esteve reunido na sede do Comitê Pró-Emancipação do Município de Ibirajá (CEIJA) com os membros da organização, entre eles, Eraldo Monteiro, Joaquim Lopes e Antônio Pedroso. Na oportunidade, Amauri e Edinaldo articularam mais um aliado na luta pela criação do novo município. Trata-se do vereador do município de Vereda, Manrick Prates Teixeira, que representa os interesses do distrito de Cruzeiro do Sul, localidade fronteiriça entre Vereda e Itanhém (6 km).
“É um desejo da população há muito tempo. Ibirajá tem mais de 8 mil habitantes, com uma agricultura e uma agropecuária fortes, além de reservas de pedras preciosas. Tornando-se município, será possível melhorar estradas e os serviços na saúde e na educação, além de desenvolver os potenciais econômicos locais”, afirmou Eraldo, presidente do comitê. Segundo Amauri, o único empecilho existente para a emancipação do distrito de Ibirajá diz respeito a população declarada para a criação do novo município, que no atual estágio das discussões no Congresso Nacional teria que possuir uma faixa populacional superior ou igual a 12 mil habitantes. Para contribuir com o mapa populacional e territorial do comitê, Amauri e Edinaldo aproximaram e comprometeram o vereador de Vereda, Manrick Teixeira de conciliar os interesses do distrito de Ibirajá (Itanhém) com os interesses do distrito de Cruzeiro do Sul (Vereda), que poderiam ser beneficiados com a fusão e a emancipação deste novo município.
Na reunião, Amauri e Edinaldo reafirmaram o compromisso deles para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de novos municípios no país, especialmente, os distritos de Ibirajá (Itanhém), Posto da Mata (Nova Viçosa) e Itabatã (Mucuri), todos no extremo sul da Bahia. Os membros do Comitê Pró-Emancipação também apresentaram para o deputado Amauri algumas reivindicações do distrito, que possui uma economia baseada na extração de minérios (granito), pecuária, cacau, café e cana-de-açúcar (possui 7 fábricas de cachaça).
A exemplo do distrito de Cruzeiro do Sul, em Vereda, a população de Ibirajá reivindica a instalação de uma torre de celular para a localidade com expansão do sinal da operadora vivo ou outra, além da expansão do Programa Luz para Todos. Também solicitou apoio no fortalecimento do Programa Alfabetização para todos (Topa) no anexo do Colégio Estadual Polivalente e a implantação de uma creche, um Posto de Saúde da Família e um posto de atendimento da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.
Por: Liberdadenews/Ascom