Itabela: Após 08 horas de protesto, os índios liberaram a pista da BR 101, que estava bloqueada nos dois sentidos, nos trechos dos quilômetros 772 e 782, em Itabela. Desde as primeiras horas desta manhã de sábado, 01 de novembro, que indígenas da tribo Pataxós começaram os protestos e só liberaram a rodovia por volta das 14h20.
Os índios querem a liberação do Pataxó Valdenor [Nó], que foi preso nesta sexta-feira (31 de outubro) por policiais federais, sob o comando do delegado, Jones Ferreira, com apoio da Polícia Militar. O índio é acusado de participação no desaparecimento do fazendeiro Raimundo Domingues Santos, de 55 anos, sumido desde o dia 09 de agosto.
Os índios exigem que qualquer agente federal só tenha acesso às terras indígenas, com a presença de um representante da FUNAI e o bloqueio total do acesso de policiais militares no território indígena. Os índios alegam que tiveram suas terras invadidas por fazendeiros e querem entrar em acordo com o Governo Federal para a solução dos problemas.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews