Teixeira de Freitas: O tão sonhado shopping que chegou a Teixeira de Freitas no dia 23 de outubro, além claro, de proporcionar momentos de lazer diferenciado para os moradores da cidade e região, trouxe um novo conceito de empreendimento. Porém, com ele já veio algumas preocupações, tais como: falta de segurança, escuridão ao redor, perigo no acesso, já que a BR 101 não tem um acesso alternativo na lateral, entre outras. E agora, nossa redação recebeu algumas ligações, onde foi constatada a indignação por parte de clientes e lojistas.
Toda indignação é devido ao fechamento de todas as lojas no shopping aos domingos. Exceto farmácia, praça de alimentação e cinema, neste caso o que rege é a legislação federal. Segundo os lojistas, durante a semana receberam do Sindicato dos Empregados do Comércio de Teixeira de Freitas (SINDEC), uma notificação onde dizia, que aquela determinada loja esteve em atividade no último domingo (26/10), contrariando a lei. Com isso o SINDEC notificou os estabelecimentos para não funcionar mais aos domingos, porque se houver um novo descumprimento poderá incidir em multa.
Diante da situação, os clientes passaram ser avisados, e nossa equipe esteve na noite de sábado no Pátio Mix, e as reclamações eram geral. “Que absurdo, estamos retrocedendo, nunca vi um shopping não abrir as lojas aos domingos, às vezes é o único dia que podemos fazer compras, é a mesma coisa de um restaurante fechar para o almoço, vamos acordar gente!”, declara o cliente Nadson Antônio Camargo. Outro cliente se mostrou indignado: “É muito atraso para uma cidade viu. Todos os shoppings do país funcionam aos domingos, só em Teixeira que estou vendo isso.”
Nossa equipe entrou em contato com o presidente do Sindec, o senhor José Carlos Cabral de Carvalho, e o mesmo informou que tanto o seu sindicato quanto o Sincomércio tentaram por diversas vezes discutir o assunto com os diretores do shopping, mesmo antes da construção, e que não houve por parte dos responsáveis um retorno, eles entenderam que os mesmos não deram a menor atenção. “Existe uma convenção coletiva anual, que foi celebrada em maio de 2014, onde foi determinado que o comércio não abrisse aos domingos, mas diante de um shopping a conversa seria diferente, mas nunca recebemos o retorno dos responsáveis pelo Pátio Mix”, disse o presidente do Sindec.
O Senhor José Carlos, ainda acrescentou que os lojistas sabiam disso quando alugaram as lojas, e que o Sindicato nunca negou uma conversa. “Qualquer empresa, seja ela de fora ou não, precisa se informar quanto ao que rege a convenção coletiva, e que inclusive é publicado no site do sindicato anualmente. E que agora, em abril de 2015, poderão discutir novamente este assunto”, disse José Carlos.
O presidente do Sindicato do comércio varejista e atacadista (SINCOMÉRCIO), Allison Ferreira, disse que tem uma cláusula na convenção coletiva que vem sendo acordada a aproximadamente 04 anos, onde proíbe a utilização de mão de obra do comerciário aos domingos, e que mesmo assim, houve uma tentativa por parte do seu sindicato no início do ano em discutir o assunto com a direção do Pátio Mix, mas que os mesmos nunca deram retorno.
As lojas do Pátio Mix eram para abrir todos os domingos às 15h, mas diante da notificação, provavelmente, os lojistas não irão arriscar. E os clientes, não terão mais essa opção de lazer. Entramos em contato com a direção do shopping Pátio Mix, eles ficaram de enviar uma nota oficial sobre o assunto, mas até o fechamento desta reportagem não recebemos.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews