Itamaraju: Após três meses de aulas de conscientização e medidas preventivas, os alunos integrantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) do Colégio Centro Educacional Itamaraju e Escola Municipal Urbis2,participaram do encerramento do programa, onde receberam seus respectivos diplomas de conclusão. A solenidade de formatura realizada na tarde desta quinta feira, 04 de dezembro no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, contou com a presença do comandante da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major PM Edmar Ivo Leão Júnior, secretária de educação e secretária de administração, pais e alunos.
O PROERD é um programa de caráter social preventivo, posto em prática nas cidades de Prado e Itamaraju através da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar, junto aos alunos do 5º ano que se encontramna faixa etária de 9 a 12 anos. O programa é aplicado nas escolas da rede de ensino público e privado, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem nas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania.
Segundo Major PM Edmar Ivo Leão Júnior, o programa fluiu de forma muito satisfatória. “Nosso objetivo é fazer com que o programa forme a cada semestre, jovens conscientes desse problema, não podemos garantir que todos eles estarão imunes, mas o trabalho de conscientização irá criar um aspecto positivo diante do nosso foco principal que é a prevenção referente ao uso de drogas”, explica o comandante da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar.
O início do Programa na escola é precedido por uma reunião com pais e educadores, no sentido de divulgar o programa e orientar o engajamento e a participação de todos no processo. O policial deve comparecer à escola fardado, uma vez por semana, ao longo de um semestre, acompanhado do professor da turma, para ministrar as aulas aos estudantes. A presença do “Policial PROERD” na escola traz segurança a toda comunidade escolar. As informações transmitidas às crianças a respeito das drogas e dos tipos de abordagens que estão sujeitas atuam como uma vacina, para que conscientizadas, elas possam dizer não às drogas.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews