Na tarde desta sexta-feira, dia 20 de fevereiro, uma guarnição da Polícia Militar comandada pelo capitão Luiz Cláudio, apresentou à Delegacia da Polícia Civil do Prado, Ivanildo de Almeida Santos, de 18 anos, morador da rua Jequetibá, bairro Paraíso Verde, em Alcobaça, além de dois menores de 15 anos, por envolvimento no latrocínio do idoso Sóstenes de Figueiredo Dias, 67, crime ocorrido na manhã da última quinta-feira, dia 17, no Sítio São Tomé, de propriedade da vítima, localizado na comunidade Virgílio Garcia, no interior do município.
A apresentação do maior e dos dois menores aconteceu no Prado, primeiro pelo motivo de Alcobaça não possuir carceragem e depois pelo fato da revolta da população com o crime, o que poderia acabar até em linchamento, caso os acusados fossem levados para a desestruturada Delegacia de Alcobaça.
Segundo informou o capitão Luiz Cláudio, comandante da Companhia da Polícia Militar de Alcobaça, um dos menores admitiu ter aplicado um golpe de facão na cabeça do idoso, enquanto o maior Ivanildo confessou que deu as pauladas até a vítima desfalecer. O corpo de Sóstenes foi encontrado numa cama da casa onde morava sozinho e em meio muito sangue.
Anteriormente a essa ação a PM já havia efetuado a prisão de dois suspeitos, inclusive do eunapolitano Matheus Soares Ferreira, de 20 anos, esse que acabou indiciado pela delegada Rosêngela Santos, titular do Prado e substituta em Alcobaça. Ainda não foi informado se Matheus segue respondendo também pelo crime ou se apenas o maior e os dois menores detidos nesta sexta, dia 21, são os autores do latrocínio (roubo seguido de morte).
Assim que prendeu Ivanildo de Almeida Santos, de 18 anos e apreendeu os dois menores de 15 anos de idade, os policiais militares chegaram ao local onde estava escondida a Honda CG 150 Fan/ESI, ano 2013 e placa OKQ-6754, de propriedade da vítima. A motocicleta foi encontrada já sem a carenagem e a placa e sendo desmontada em um terreno baldio nas proximidades de um campo de futebol nos fundos do bairro Jacundá, em Alcobaça.
Nos próximos dias a delegada Rosângela Santos deve conceder uma entrevista para falar do desvendamento do bárbaro crime, bem como sobre seu entendimento diante das prisões dos maiores e apreensões dos menores.
Por: Ronildo Brito
Matéria relacionada
Idoso é assassinado dentro de sua casa na Zona Rural de Alcobaça