Um antigo pedido da Administração do Prefeito Paulinho relacionada a segurança pública finalmente tornou-se uma realidade. Itabatã ganha uma Cia. Independente de Polícia Militar.
Pedido feito pelo Prefeito ao então Governador da Bahia, Jaques Wagner, por intermédio do Presidente da Câmara de Deputados da Bahia, Marcelo Nilo, a Lei nº 20.884/2014, que cria a 89º Cia. Independente da Polícia Militar em Itabatã, foi aprovada e sancionada no ano passado. A 89º Cia. atenderá os municípios de Mucuri e Nova Viçosa.
A solenidade de assunção do comando da Cia. aconteceu na tarde desta quinta-feira (16), em Itabatã. O Capitão PM Silvio de Cerqueira Nunes assumiu como o primeiro comandante.
O Prefeito Paulinho não participou da cerimônia, pois está em Salvador, para reunião com a Sedur em busca de novas casas populares para o município, e foi representado pelo seu pai, Firmino Griffo Ribeiro, o popular Tixa. Paulinho deixou claro que uma Cia. Independente representa mais segurança para os dois municípios beneficiados. “O aporte para os recursos na segurança pública serão maiores, além de um aumento de policiais. A carência deste profissional não é o único motivo para o aumento da violência, mas sem ele é impossível o seu combate”, opina o Prefeito.
A 89° CIPM contará, a princípio, com a chegada de três novos oficiais, sendo um tenente e dois aspirantes a tenente. Assim que o Governo da Bahia fizer a convocação de novos policiais, o município ganhará um efetivo maior destes profissionais.
Primeiro Comandante tem 25 anos de experiência em segurança pública. O Capitão PM Silvio de Cerqueira Nunes ingressou na Polícia Militar em 1990. Com 25 anos de serviços prestados à segurança pública da Bahia, o capitão tem um currículo considerável. Bacheral em direito pela Faculdade 2 de Julho, já trabalhou em sete cidades baianas. O cargo confiado a ele agora leva em consideração sua formação teórica e prática, já que assumiu outros diversos cargos. A 89º CIPM chega a região num momento de plena expansão econômica e populacional dos dois municípios.