Teixeira de Freitas: Nossa equipe vem acompanhando o caso da jovem Elinete Anunciação dos Santos Pitorra, 27 anos de idade, moradora de Alcobaça, que está internada há 35 dias na UTI do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, suspeita de estar com a Síndrome Guillain-Barré. Os familiares nos procuraram falando da dificuldade e da necessidade de transferi-la para Salvador, já que na capital poderia fazer o tratamento adequado, que hoje Teixeira não oferece.
Segundo o esposo da paciente, Renildo Pitorra, sua esposa tem dificuldades para respirar e está sem os movimentos do corpo. “No começo da doença, ela sentia dormência nos pés e nas pernas, e a cada dia só foi se agravando. Depois começou as dores no pescoço, febre, dores de cabeça muito forte e formigamento pelo corpo. Foi então que procuramos a unidade médica, e no particular foi pedido exames, passaram medicamentos, mas, nada foi resolvido”, explicou.
Em seguida, a paciente foi encaminhada para o HMTF, ficando 06 dias internadas, e começou a perder a visão, e logo após perdeu os movimentos. O quadro foi se agravando, e depois de alguns exames, os médicos informaram que ela estaria com a síndrome, e desde então está sendo tratada. “Os remédios foram mudados, inclusive veio de Salvador o Imunoglobulina, mas, não teve melhora. E agora ela precisa urgentemente ser transferida para Salvador, onde teria o tratamento adequado. Porém, os números de casos aumentaram e não tem vaga”, acrescentou o esposo.
Segundo a sobrinha, Dayane dos Santos, a família entrou na justiça para conseguir uma liminar. “Juntamente com a advogada Nildes Márcia, nós entramos com uma ação [mandado de segurança], a qual a doutora pede que o Juiz Dr. Roney Cunha, nos conceder essa liminar, autorizando ao secretário estadual, que tome as devidas providencias. Elinete não pode mais ficar mais sem o tratamento adequado,”, disse a sobrinha, emocionada.
Conversamos por telefone com o juiz Roney Cunha, que concedeu a liminar na tarde desta terça-feira (14), que a partir da notificação, os responsáveis terão 24h para resolverem o caso. Conversamos também com o secretário de saúde do Município, Eujácio Dantas, que está cobrando da Regulação Estadual, urgência para transferência da paciente. Segundo o balanço atualizado nesta segunda-feira (13), pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), mais 13 casos da síndrome Guillain-Barré foram confirmados no Estado.
Com esse total, sobe para 42 o número de pacientes com a doença no Estado. O total de notificações subiu de 55 para 76. A Sesab informou que mesmo os casos já confirmados continuam sendo estudados. E dos 42 casos, a maioria está em Salvador, que tem 26 situações registradas. Com dois casos, estão as cidades de Camaçari e Lauro de Freitas. Com um, estão Valença, Itabuna, Ipiaú, Serrolândia, Tanquinho, Jequié, Santa Bárbara, Conceição de Feira, Castro Alves e Cândido Sales. Dois dos casos têm identidades ignoradas.
A decisão
[...] Face ao exposto, DEFIRO A LIMINAR REQUERIDA, a fim de que as autoridades apontadas como impetradas, ou quem as suas vezes fizer, proceda a remoção da Sra. ELINETE DA ANUNCIAÇÃO DOS SANTOS PITORRA, para qualquer dos hospitais, "Hospital Roberto Santos", Couto Maia, Hospital das Clínicas”, em Salvador/BA, cuja remoção deverá ser realizada através de UTI aérea, no prazo de vinte e quatro horas, sob pena de multa diária que arbitro em R$100.000,00 ( cem mil reais). Notifiquem-se as autoridades impetradas desta decisão, bem como, para prestar as informações, no prazo de lei, bem assim dê ciência do feito ao órgão de representação judicial da pessoa jurídica interessada, enviando-lhe cópia da inicial, para que, querendo, ingresse no feito. Intime-se e cumpra-se. [Teixeira De Freitas/BA, 14 de julho de 2015].
A doença: A Síndrome Guillain-Barré é uma doença neurológica rara, que não tem causa definida, mas pode ser associada a doenças virais. Ela causa fraquezas ascendentes e paralisias flácidas, que costumam começar pelos membros inferiores e podem atingir as vias respiratórias. De acordo com informações do Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem 35 procedimentos para tratamento da síndrome, entre diagnósticos, clínicos, cirúrgicos, de reabilitação e medicamentos.
Nesta quarta-feira, 250 profissionais de saúde se reuniram no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, para discutir se a doença pode ter relação com três doenças que apresentam registros epidemiológicos no estado: Dengue, Chikungunya e Zika. De acordo com a Sesab, a Bahia vive epidemia dessas três doenças. A dengue tem 45.538 notificações, a Chikungunya 11.351 e, além disso, já são 32.873 de doença exantemática indeterminada, tipo a Zika.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews