Caravelas: A Aeronáutica Brasileira e a Prefeitura Municipal de Caravelas, através das secretarias de Saúde e Educação, promoveram durante todo este sábado (01/08), no aeroporto da base aérea da cidade de Caravelas, um dia de Ação Global. O evento, que teve como tema "Qualidade de vida em Saúde e Segurança do Trabalho”, oferecendo serviços voltados à cidadania, saúde, educação e cultura. E muitos alunos e moradores de Caravelas voaram pela primeira vez em passeios panorâmicos que os militares promoveram para que os mais corajosos conhecessem Caravelas do alto, em voos rasantes pelo seu litoral.
A ação foi um evento da Base Aérea de Natal (BANT), que participou em Caravelas da 223ª Edição da Ação Global. Durante a atividade, os militares realizaram palestras sobre as formas de ingresso na Força Aérea Brasileira (FAB) e, também, sobre a história da BANT, unidade da FAB que sedia os esquadrões responsáveis pela formação operacional dos pilotos. Já os oficiais médicos do Hospital da Aeronáutica de Natal realizaram 412 atendimentos em diversas especialidades, como clínica médica e odontológica. A Ação Global em Caravelas foi comandada pessoalmente pelo o Major-Brigadeiro do Ar, José Hugo Volkmer, comandante Aéreo Regional da Aeronáutica (II COMAR), em Recife, com base em 8 dos nove estados Nordestinos.
Segundo o Major-Brigadeiro, a Ação Global já realizou, em 18 anos, mais de 41 milhões de atendimentos, beneficiando 19,5 milhões de pessoas em todo o Brasil. A Ação Global busca assistir a população de forma integral ao oferecer serviços variados de extrema carência e importância. Os ônibus escolares do município foram utilizados durante todo o dia para transportar moradores e estudantes até a Base Aérea de Caravelas. O projeto ainda envolveu professores e alunos da Escola Estadual Polivalente e de toda rede municipal de ensino. O comandante Volkmer informou que os médicos da Força Aérea fizeram atendimentos em especialidades como clínicos médicos, odontologico. E ressaltou a importância desse tipo de iniciativa.
“Essa experiência causa um impacto grande em nossa realidade, pois vemos, de perto, a carência de saúde nesses locais. Fazemos um pouco e eles já ficam muito gratos”, lembrou o alto oficial. Participaram da ação 20 profissionais de saúde da FAB, sendo 4 oficiais médicos, 8 oficiais dentistas, 2 oficiais farmacêuticos, 4 oficiais enfermeiros e 2 praças auxiliares de enfermagem. Também foram distribuídos medicamentos. O prefeito de Caravelas Jadson Ruas (PDT), que participou de várias atividades durante o dia da Ação Global, disse que a apresentação teve como objetivo proporcionar às pessoas diversos serviços sociais e entretenimento.
“Oferecemos toda logística para que a Aeronáutica promovesse conosco este dia da Ação Global, quando colocamos nossa equipe de saúde para atuar em parceria e todos os nossos ônibus escolares foram utilizados na ação", informou. E acrescentou: "Ônibus escolares não servem somente para transportar nossos alunos, servem também para momentos essenciais como este, para prevenir e salvar vidas. O objetivo do evento foi facilitar o acesso a serviços essenciais e gratuitos, às comunidades de Caravelas e os voluntários foram oficiais médicos da Aeronáutica, que vieram atender a comunidade. A área de saúde é a mais solicitada, e por isso, os novos parceiros são bem-vindos”, agradeceu o prefeito Jadson Ruas.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde de Caravelas, Manoel Mecias Fontes, a parceria foi de uma importância grandiosa. Houve inúmeras atividades, desde palestras sobre hipertensão, diabetes e teste de glicose e colesterol até aos profissionais de saúde do Hospital de Aeronáutica de Natal que realizaram centenas de atendimentos em diversas especialidades, como clínica médica odontológica, além de proporcionar palestras sobre o ingresso na Força Aérea Brasileira e passeios aéreos para população. A equipe da Aeronáutica ainda promoveu a distribuição de kit bucal, procedimentos de extração dentária e avaliações preventivas.
“O apoio médico trouxe ampla ajuda para a população, pois possibilitou a oportunidade de termos esses tipos atendimentos ”, destacou a estudante Ananda Silva Brito. A dona Joseane Valmor levou as filhas para consulta ao dentista e ficou impressionada com o atendimento do trabalho humanitário. “Eles são muito atenciosos, educados e muito carinhosos com a gente. O profissionalismo é nota dez. Aproveitei e fiz a consulta com um dos médicos sobre minha diabetes também. Foi excelente. Esse tipo de apoio poderia voltar sempre”, disse. Para dona Maria Dájuda, que fez um tratamento dentário, o dia foi proveitoso. “Ganhei meu dia hoje. A Aeronáutica fez muita coisa boa hoje em Caravelas. Só tenho a agradecer, pois a iniciativa foi maravilhosa e todos por aqui ficaram muito satisfeitos”, afirmou dona Maria Dájuda.
O Major José Hugo Volkmer, teve um encontro histórico durante a Ação Global, ele se encontrou com três moradores de Caravelas que na década de quarenta trabalharam na construção do aeroporto da Base Aérea de Caravelas. O encontro foi com os senhores Derliciano Silvestre, de 90 anos, Elias de Jesus Siquara, 92 anos, e o engenheiro tenente aposentado da aeronáutica, Senhor Fontes, 84 anos. Juntos permaneceram horas relembrando os momentos que marcaram a época da construção do aeroporto, inaugurado em 1947, com o objetivo de atuar como Base Aérea Militar das Forças Aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. “Foi de extrema satisfação encontrar em Caravelas companheiros históricos que fizeram parte de um marco salutar para a segurança do país”, disse o brigadeiro.
O Major-Brigadeiro José Hugo Volkmer é natural da cidade de Estrela, na mesorregião centro oriental do Estado do Rio Grande Sul e possui vários cursos acadêmicos e operacionais, além de somar mais de 5.500 horas de voo. E no último dia 27 de março de 2015, o Major Volkmer assumiu a titularidade do Segundo Comando Aéreo Regional da Aeronáutica (II COMAR), em Recife, para coordenar e controlar a execução das atividades administrativas e logísticas da Aeronáutica nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, além de realizar ações de segurança e defesa do espaço aéreo nacional relativas à sua área de atuação no Nordeste do Brasil.
Por: Liberdadenews/Ascom