Com a presença de diretores e coordenadores, os 823 novos delegados, escrivães e investigadores aprovados no concurso para a Polícia Civil participaram, nesta terça-feira (11), da Aula Inaugural do Curso de Formação da Acadepol (Academia da Polícia Civil). O evento que marca o início das atividades letivas foi realizado no Salão Íris, do Hotel Fiesta, no Itaigara, onde também esteve presente toda cúpula da Segurança Pública da Bahia.
A solenidade foi aberta pelo delegado-geral Bernardino Brito Filho, que deu boas vindas aos alunos, destacando a importância da chegada dos novos profissionais. “Iniciar este curso é um momento de grande felicidade para mim como gestor. Ser policial é uma missão histórica. Agora, vocês educandos, são guardiões de valores da coletividade”, classificou o dirigente.
Bernardino também ressaltou o reforço que será dado nas unidades da Polícia Civil. “Esperamos melhorar a qualidade da prestação do serviço de polícia judiciária, principalmente no interior, onde 166 cidades estão aguardando a nomeação de novos profissionais”. Há 18 anos a Polícia Civil não realizava novos concursos para investigadores e escrivães e há sete não contratava novos delegados.
Dando continuidade à cerimônia, a delegada Kátia Brasil, diretora da Acadepol, parabenizou os aprovados e enfatizou que a Academia buscou oferecer o melhor em termos de compromisso, planejamento e espaço físico aos seus alunos. “A Acadepol está à disposição para servi-los, mas vamos cobrá-los na mesma proporção”, pontuou a delegada.
O secretario da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, ministrou palestra sobre o Programa Pacto pela Vida e desejou boa sorte aos alunos. “É um dos maiores investimentos que estamos fazendo em prol da Segurança Pública. Reforçar nossas estruturas no interior, intensificar o combate ao tráfico e melhorar a investigação dos crimes de homicídio e a atuação nas delegacias de proteção à mulher. Estes são os nossos objetivos e a missão é de vocês”, salientou.
Por: Liberdadenews/Ascom