Caravelas: População prestigia o tradicional desfile cívico de Sete de Setembro. No dia em que o Brasil comemorou sua independência de 193 anos , estudantes do município foram às ruas para desfilarem o tema Educação, Sustentabilidade e Cultura. Os pelotões percorreram a Barão do Rio Branco, Praça Santo Antonio, Rua 7 de Setembro e praça XV de Novembro no Centro, e seguiram até a avenida das Palmeiras em frente à escola estadual Polivalente. A solenidade foi iniciada por volta das 9h , com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e Caravelas. O desfile seguiu até o fim da manhã com os pelotões estudantis.
A organização do ato foi da Secretaria de Educação, com o apoio da direção da escola estadual Polivalente, o evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Jadson Ruas, a primeira-dama Ariane Ribeiro, os vereadores, José Cruz dos Anjos, Watson Serafim Lopes, e representando a Marinha 2º SGT Morais e o 2º SGt Tosta , a Aeronáutica 3º SGT, Major PM Dourival Dantas Dias Comandante da 88º CIPM de Alcobaça, além de vários secretários municipais.
Na ocasião, Jadson Ruas relatou sua satisfação em participar deste ato como prefeito do município. “É com uma imensa alegria que participo deste desfile em minha gestão, é muito importante comemoramos a Independência de 193 anos do nosso país. Mesmo atravessando uma crise, esta é uma data bastante importante para todos os brasileiros, gostaria de pedir ao povo caravelense muita união neste momento de crise que também afeta nosso estado e conseqüentemente o nosso município, quero neste momento agradecer a todos que estão envolvidos no desfile de 7 de setembro, ás escolas e bandas da nossa cidade ’”, disse.
Ruas fez questão de destacar as apresentações da Filarmônica Lira de Santo Antonio que fez a abertura da série de desfiles, seguida da Banda Marcial da escola estadual Polivalente, Filarmônica Lira Imaculado da Conceição, Banda de Fanfarra da Escola N. Senhora de Fátima de Lajedão,Guarda Mirim, Clube dos Desbravadores Farol dos Abrolhos, Clube dos Aventureiros da Igreja Adventistas do Sétimo Dia, Grupo Viva a Melhor Idade, APAE, Rotary Clube, Grupo de Capoeira Liberdade, Grupo de Capoeira Malicia, Loja Maçônica Deus Luz e Caridade. Equipe Samu 192, projeto Semente da Vitoria, Escola de Samba Coroa Imperial, Grupo de Capoeira Malicia, Movimento Cultural Arte Manha, Umbandaum, Patrulha Ecológica, Vários Grupos de Cavalarias, Clube dos Desbravadores, Escolas Almir Santana, Isabel Costa, Claudionora Nobre de Melo, Ede Santos, Alda Nunes, EJA, escola estaduais Polivalente e Agripiniano de Barros e escola particular ALFA.
O Brasil de 1822 ainda era dependente da metrópole. Em 9 de janeiro deste mesmo ano, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. D. Pedro respondeu negativamente, no que ficou conhecido como o Dia do Fico: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.” Após este acontecimento, D. Pedro tomou uma série de medidas que não agradaram a corte, pois preparavam já caminho para a independência do Brasil. No dia 7 de setembro de 1822, durante uma viagem que fazia entre Santos e São Paulo, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte que havia convocado e exigia sua volta imediata para a metrópole. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!”. O fato marcou a Independência do Brasil e em dezembro do mesmo ano, D. Pedro foi declarado imperador do país.
“A data comemorada hoje é um dos fatos mais importantes da história do Brasil, pois marca o fim do domínio português e a conquista de autonomia política, quero agradecer a todos que abrilhantaram o nosso desfile” disse Anathely Ribeiro Figueira. O público ainda pôde prestigiar a apresentação de aproximadamente 30 instituições, entre elas escolas das redes municipal, estadual e particular, bandas marciais e associações de classe. Ao comemorar a Independência do Brasil As escolas trabalharam temas diversos como: Mais Educação, Sustentabilidade, Olimpíadas Rio 2016. O cerimonial ficou por conta do jovem Ataide Ferreira, muito elogiado por sua desenvoltura durante o desfile.
Por: Liberdadenews/Ascom