Teixeira de Freitas: Nossa equipe veiculou que a greve dos trabalhadores da Petrobras havia chegado até à Bahia, e desde o dia 01 de Novembro, o Sindipetro-BA (Sindicado dos Petroleiros da Bahia) comunicou que o Estado tinha aderido a greve nacional. A paralisação adere ao movimento nacional e o sindicato relata que em torno de 85% dos funcionários da companhia paralisaram suas atividades na Bahia.
E os reflexos da greve já começaram a afetar a rotina de moradores de Teixeira de Freitas e de outras cidades do Extremo Sul da Bahia, como é o caso da cidade de Eunápolis, que desde a noite da última quarta-feira (04), sofre com a falta de combustíveis em alguns postos. Já nesta quinta-feira, 05, alguns postos de Teixeira também começaram a sofrer com a falta de combustível.
Nossa equipe buscou informações e, segundo o coordenador geral do Sindipetro-BA, Deyvid Bacelar, a greve já possui a adesão de trabalhadores de 39 unidades na Bahia. Ele falou que os campos terrestres de Candeias e da Refinaria Landulpho Alves (Localizada em São Francisco do Conde) já não contam com expediente de seus trabalhadores. De acordo com o sindicalista, a paralisação afeta os setores de operação e administração da petroleira.
Deyvid Bacelar disse que os trabalhadores precisam que o governo federal negocie as reivindicações que foram entregues no dia 7 de julho, ele ainda afirma que a categoria é terminantemente contra a privatização e o desmonte da estatal. A falta de combustível poderá causar prejuízos incalculáveis para os donos de postos e também para clientes, que precisam do combustível em seus veículos para ir trabalhar e buscar o sustento de suas famílias.
A oposição ao governo federal está se aproveitando da greve dos Petroleiros para reforçar o pedido de impeachment à presidenta Dilma (PT). Nas redes sociais já circulam áudios, vídeos e notícias a fim de vincular a greve a um possível impeachment, algo que é negado pelos grevistas. Nossa equipe seguirá acompanhando os reflexos da falta de abastecimento na região.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews