Itabatã: Há vários dias o fornecimento de água em Itabatã vem sendo bastante escasso. O problema começou em alguns bairros e alguns horários, e hoje toda a cidade já sofre com a escassez. Nossa equipe foi procurada nesta quarta (16), por empresários e moradores, para buscarmos uma resposta junto com a Embasa.
O sofrimento já tem dias. “Aqui temos um problema sério por falta de água, semana passada acabou e até hoje nada nas torneiras, não sabemos mais o que fazer. Quem tem poço ajuda quem não tem”, fala o empresário Nadson Camargo.
Segundo donos de pontos na rodoviária, estão sem água desde sexta feira. Para tentar manter os banheiros da rodoviária limpo, a administração está fazendo estocando vasilhas para acumular água para a higienização do local.
Nossa equipe entrou em contato com a Embasa, onde enviaram uma nota explicando a situação. Porem, os moradores dizem que não estão tendo apoio de carro pipa.
Nota na íntegra: A Embasa informa que, devido à falta de chuvas, o córrego do Pau Alto, manancial de abastecimento de Itabatã secou e, a empresa hoje só conta com um poço recentemente perfurado para abastecer os habitantes da cidade. Como a vazão do poço é insuficiente para suprir a demanda da população, a empresa está garantindo, por meio de carro-pipa, o abastecimento de hospitais e postos de saúde, assim como disponibilizando, duas vezes por dia, fornecimento de água por carro-pipa nas áreas elevadas da cidade, onde existe dificuldade para abastecer por meio da rede distribuidora.
A empresa conta com a compreensão e a colaboração de todos para enfrentar a severa estiagem que vem comprometendo a disponibilidade de água nos mananciais da região sul do estado.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews