Teixeira de Freitas: No final da tarde desta quarta feira (16), após veiculação da reportagem intitulada “Socorro: Moradores estão sofrendo com a falta de água em Itabatã”, onde estes disseram não estarem sabendo de carro pipa que esteja abastecendo a cidade. Portanto, nossa equipe entrou novamente em contato com a empresa responsável pelo abastecimento de água, que por e-mail explicou com está a situação de toda a região.
A Embasa informa que, em Itabatã, o córrego do Pau Alto, um dos mananciais que abastece esse distrito de Mucuri, secou e a Embasa teve que contratar carros-pipa para abastecer as áreas mais elevadas da localidade. “O gerente do escritório do distrito esteve na rádio local Três Corações, na última terça-feira (15), para informar a população sobre essa situação e explicar como a empresa está organizando a distribuição alternativa de água nessas áreas e, ao mesmo tempo, estudando a utilização de outros mananciais na região”. Esclareceu em nota.
Sobre a distribuição de água por carro-pipa, o gerente se comprometeu a informar todos os dias, pela manhã, na rádio e no escritório local, a programação de distribuição de água por carro-pipa. Desta forma, a população pode se organizar para ter acesso à água.
“É importante ressaltar que o prolongado período de estiagem no extremo sul do estado, está causando o rebaixamento dos mananciais em várias localidades. Em Itamaraju, por exemplo, baixou o nível do rio do Ouro e a empresa foi levada a reduzir o volume de água disponibilizado no município. Em Guaratinga, o abastecimento da população por meio de carros-pipa continua. O município de Lajedão continua sendo abastecido com água de poços e por carros-pipa. Em Ibirapuã, a sede do município está sendo abastecida por poços, mas o volume é insuficiente para distribuição em toda cidade, sendo complementada por carros-pipa”. Explicou em nota.
De acordo a Embasa, eles estão empenhados em encontrar formas de enfrentar a estiagem, encontrando meios alternativos para garantir a continuidade do abastecimento, mas é preciso o apoio da população, que deve economizar água, utilizando o estritamente necessário, para que o fornecimento seja assegurado a todos.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews