Abrolhos: De acordo alguns órgãos, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), eles estão em alerta, já que a lama de rejeitos de minério que vazou da barragem da Samarco, em Mariana (MG) pode ter chegado ao Sul da Bahia, na região do arquipélago de Abrolhos. A informação foi divulgada pela presidente do Marilene Ramos, durante uma entrevista coletiva em Brasília. Abrolhos é um dos principais santuários brasileiros de flora e fauna marinhos.
Marilene garantiu que foi feito um sobrevoo na região das praias do Sul da Bahia e do parque de Abrolhos. “Já registramos a presença de lama que, pelo aspecto visual, pela forma que foi avistada nesse sobrevoo, tudo indica que seja a própria mancha, bastante diluída, que está se estendendo ao longo do litoral do Espírito Santo”, disse a presidente.
Marilene também informou, que o material recolhido para os testes onde vai confirmar a origem do que foi encontrado pode ficar pronto a qualquer momento. A Samarco, cujos donos são a Vale a anglo-australiana BHP Billiton, foi notificada para iniciar a coleta de amostra na região para conhecer a origem da mancha identificada no local.
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cláudio Maretti, que também esteve na coletiva, confirmou dizendo que “muito provavelmente” a lama é aquela oriunda do desastre em Minas Gerais. “A observação de campo dá indícios da conclusão de que, muito provavelmente, está ligado à lama do Rio Doce”, disse.
De acordo o secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eugênio Spengler. Ele conta que o Arquipélago de Abrolhos (BA) tem uma importância do ponto de vista ambiental na reprodução de espécies marinhas, da beleza cênica que representa para natureza, para economia local e para o turismo. “Para termos condições de afirmar de forma definitiva, que resíduos do acidente de Mariana chegaram a Abrolhos, ou não, só com o resultado das amostras que foram para análises de laboratório. Nós não temos elementos para negar e nem para confirmar de forma definitiva” esclarece.
Por: Mirian Ferreira/Ascom