Com 900 milhões de usuários no mundo, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo e a América Latina é um de seus principais mercados.
E, nesta semana, ele apresentou mais uma novidade: os clientes, que antes tinham que pagar US$ 1 depois do primeiro ano de uso, nas próximas semanas não precisarão mais pagar nada.
"A compra (do WhatsApp pelo Facebook em 2014) nos permitiu concentrar em crescer e não pensar mais em ganhar dinheiro", disse Jan Koum, um dos fundadores do WhatsApp, que explicou que o método de assinatura "não funcionou muito bem".
Com ou sem pagamento, tornou-se comum usar o programa para bater papo com os amigos, enviar recados de voz e, cada vez mais, compartilhar fotos e informações.
Mas algumas pessoas talvez não saibam que alguns truques podem melhorar esta experiência.
Confira a seguir dez dicas e funções pouco conhecidas do WhatsApp:
1. Evite que saibam que você leu uma mensagem: Em novembro de 2014, o WhatsApp lançou uma nova função, em que os sinais de mensagem entregue ficam em azul que indicar que o remetente leu a mensagem enviada. Muitos não ficaram satisfeitos com a novidade. Mas é possível desabilitá-la.
É mais fácil para quem tem um celular com sistema Android: basta baixar a versão beta do aplicativo e ir em Configurações > Informações da Conta > Privacidade e desmarcar a opção "Confirmação de leitura". Para iPhone, é um pouco mais complicado.
Primeiro, é preciso desbloquear o sistema do aparelho, um processo conhecido como "jail break", que permite baixar aplicativos que não estão na loja oficial de aplicativos da Apple, a App Store.
Depois, é preciso baixar o aplicativo "WhatsApp receipt disabler", da Big Boss, que permite desativar a notificação de leitura. Bônus: quando esta opção estiver ativada, é possível saber a hora em que o destinatário leu a mensagem, clicando sobre ela e movendo o dedo para a direita.
2. Envie arquivos em outros formatos: O WhatsApp só permite enviar arquivos de foto, áudio e vídeo. Mas, ao usar outros aplicativos, como "Cloud Send" no Android ou "MP3 Music Dowloader" no iPhone, é possível mandar arquivos PDF ou documentos do programa Word.
3. Bloqueie seu WhatsApp: Mesmo que os celulares tenham senha para bloqueá-los, isso não parece ser suficiente para alguns. Se for o seu caso, use o aplicativo "WhatsApp Lock" para instalar uma senha para acessar o programa.
4. Veja notificações pelo computador: Aplicativos como "Notifyr" no iPhone e "Desktop Notifications" no Android permitem ver as notificações que chegam ao celular por meio do computador. Normalmente, é preciso instalar o aplicativo no celular e um outro programa, conhecido como extensão, no computador.
5. Instale o WhatsApp em seu tablet com Android: O WhatsApp não permite a instalação em um tablet, mas há uma saída. No tablet, é preciso baixar a última versão do WhatsApp no formato APK, que pode ser encontrada no site do aplicativo, na versão para escritórios.
Também é necessário baixar o aplicativo SRT AppGuard, que impede que o aparelho seja reconhecido pelo mensageiro como um tablet. No SRT AppGuard, selecione "WhatsApp" e pressione "Monitor", o que permite a este programa fazer uma revisão do WhatsApp.
Quando isso terminar, desative as funções "read phone status" e "identity under Phone calls". Depois, ative o WhatsApp usando sua linha de telefone fixa para receber uma chamada com o código de verificação de três números. Introduza o código no WhatsApp e pronto.
6. Evite que saibam quando você usou o programa pela última vez: O WhatsApp exibe abaixo do nome do contato a hora em que ele entrou no aplicativo pela última vez.
Para evitar que isso seja informado há outro truque: vá em Configurações > Informações da Conta > Privacidade > Visto por último.
Ali haverá três opções: Todos, Meus Contatos, Ninguém. Escolha a que mais lhe agradar e, assim, tenha um pouco mais de privacidade.
7. Recupere conversas que foram apagadas: Você pode ter apagado uma conversa por acidente. Ou fez isso de propósito e se arrependeu.
Às vezes, o celular guarda a conversa em sua memória. Mas, quando o programa é desinstalado e instalado novamente, ele pergunta ao usuário se quer restaurar o histórico de mensagens. Assim, você pode ter suas conversas perdidas de volta.
8. Evite que fotos e vídeos sejam baixados para o celular automaticamente: Uma das razões pelas quais mais se usa a franquia de dados de um plano é o fato das fotos e vídeos que chegam ao WhatsApp serem baixados pelo programa por conta própria - e muitos destes arquivos você pode nem querer ver.
Para evitar isso, há um truque fácil: faça este caminho Configurações > Opções de Conversa > Download automático de mídia. Nesta seção, é possível escolher se você quer que fotos e vídeo sejam baixados só quando se estiver conectado a uma rede WiFi, nunca ou sempre.
9. Veja suas estatísticas no WhatsApp: O programa reúne alguns dados curiosos, como o número de mensagens recebidas e enviadas.
Mas isso também pode ser útil: ao zerar as estatísticas, é possível monitorar o uso do programa em determinado período de tempo, algo que pode ajudar a economizar seu pacote de dados. É simples. Vá em: Configurações > Informações da Conta > Uso de rede.
10. Oculte uma imagem sobre outra: Sim, existem aplicativos que permitem mandar duas fotos em uma. Quando uma imagem chega, ao clicar sobre ela, o destinatário pode ver a outra. "Magiapp" no Android e "FhumbApp" no iPhone permitem fazer isso.
Este artigo foi publicado originalmente no dia 15 de janeiro de 2015 e foi atualizado depois do anúncio do WhatsApp de que não cobrará por sua assinatura.
Fonte: G1