Prado: Desde o dia 04 de fevereiro (quinta-feira), moradores de Prado e de São José têm feito reclamações a respeito do odor presente nas águas do Rio Mucuri, Rio Campinha e mar de Prado. O Liberdade News entrou em contato com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Prado, por telefone, a qual nos disse que já tomou providências a respeito da situação.
Segundo informações, uma série de detritos foram jogados das redes de abastecimento, e a poluição chegou ao rio e ao mar, conforme comprovamos através de vídeo e relatos dos moradores e turistas que reclamam do mau cheiro em toda a cidade do Prado. Pescadores também disseram que os peixes dos rios têm morrido, por não conseguirem respirar, devido à grande poluição.
A secretária de meio ambiente de Prado, a senhora Benedita de Jesus, visitou as instalações da rede de abastecimento da Empresa Baiana de Saneamento Básico (EMBASA) de Prado, que garantiu estar tomando providências para reverter a situação e melhorar a qualidade na água fornecida à população.
Mesmo assim, biólogos não explicaram à nossa equipe, o que teria causado o vazamento dentro das águas dos rios, apenas nos informaram que, possivelmente, em sete dias todo o odor terá acabado, e o mar estará limpo. Por enquanto, o mar de Prado, em algumas praias, continua fedendo e com coloração avermelhada. Por enquanto, a prefeitura não emitiu nota indicando que esses locais estejam inapropriado para banho.
Por: Petrina Nunes/Liberdadenews