Para alívio dos moradores, o prefeito de Caravelas, Loló, começou na última sexta-feira, 24 de junho, o calçamento das ruas do bairro das Palmeiras. Promessa antiga de prefeitos que passaram por Caravelas, muitos nem acreditavam mais que a obra saísse. Loló, sensível ao apelo dos moradores, ainda candidato, colocou como uma de suas prioridades o calçamento de ruas de vários bairros da cidade, elegendo como prioritários os bairros que mais sofrem com as chuvas e o acúmulo de lama.
Embora tenha amanhecido chovendo na cidade, o prefeito chegou bem cedo junto com vários secretários de governo que fizeram questão de acompanhar o gestor municipal para verificar o início dos trabalhos.
O prefeito conversou com vários moradores e respondeu a todos os questionamentos referentes às obras, mas, em sua grande maioria, os moradores cercavam o prefeito para agradecer pela benfeitoria.
Dois moradores questionaram também o prefeito sobre o saneamento básico do bairro e porque o calçamento estava começando sem o saneamento. Loló fez questão de esclarecer que encaminhou projeto de saneamento básico para todos os bairros, inclusive, o das Palmeiras, e que o projeto envolve além das galerias para coleta de águas pluviais, uma estação de tratamento de esgotos, já que envolve saúde ambiental e o esgoto não pode ser lançado direto ao mar, sob pena de causar grave problema ambiental e colocar em perigo a população da cidade, além de poluir o meio ambiente.
O prefeito dedicou toda a atenção ao assunto, explicando que está buscando junto às autoridades federais e estaduais os recursos, já que, devido à complexidade do projeto de saneamento básico, o custo está orçado em torno de R$ 22 milhões.
Logo disse ainda que, enquanto o projeto de saneamento básico não é aprovado, está aproveitando uma verba que conseguiu junto ao Governo Federal através do ministro das Cidades Mário Negromonte, o governador Jaques Wagner e o deputado estadual Negromonte Júnior.
Explicou que esta verba, com financiamento da CEF, é específica somente para calçamento, não contemplando o saneamento básico, que será feito posteriormente.
Caso não fizesse assim, os moradores dessas comunidades e as crianças que saem para a escola continuariam tendo que tirar os sapatos e pisar na lama para saírem e chegar às suas casas.
“Tenho fé em Deus, que me dará vida e saúde para que possa brevemente estar levando o saneamento básico para todas as comunidades, com a aprovação do projeto que estamos aguardando. Assim como saiu esse calçamento agora, breve teremos o tão sonhado e necessário saneamento básico, que é uma necessidade, e todos sabem que, ainda quando eu era vereador, sempre defendi essa necessidade. Como prefeito de minha terra, não poderia deixar de ser diferente. Estarei lutando junto com meus secretários e com a população que está nos apoiando, incentivando e vendo os resultados positivos de nosso trabalho sério em defesa dos caravelenses”, finalizou Loló.
Por: Ascom/Liberdadenews