Porto Seguro: Atendo a solicitação do Comandante do 8° Batalhão da PM, autoridades ligadas à área de segurança pública reuniram-se na tarde da última quinta-feira (17), no sentido de implementarem um Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública no município de Porto Seguro. O Gabinete é uma iniciativa inédita na região e nasce da necessidade de uma maior e melhor articulação dos órgãos do setor com vista a prevenção, a repressão ao crimes e a violência.
Na reunião de instalação do gabinete estiverem presentes os principais representantes do Ministério Público e da Justiça Criminal, a Prefeita do município, Policia Federal, Polícia Civil, Departamento de Polícia técnica, os Comandantes da CAEMA, da Policia Ambiental, da Polícia Rodoviária Estadual, do centro de comunicação de emergência (CICOM), além do Comandante do Corpo de Bombeiros e o Diretor do Presídio.
Segundo o Maj PM França, Comandante do 8° Batalhão da PM, autor da proposta de criação do gabinete, atualmente devido a complexidade das variáveis que impactam diretamente na questão do crime e da violência, os organismos de segurança pública precisam otimizar seus recursos aplicando de maneira coletiva os meios disponíveis na solução concreta dos problemas existentes. Porque, muitos deles, exigem a adoção de respostas múltiplas dos atores ligados à segurança da população. E, mesmo existindo em vários momentos a necessidade de soluções das chamadas "questões sociais", estas somente nos darão respostas a longo prazo. “A sociedade requer medidas urgentes, muitas delas somente teremos numa atuação conjunta, eficaz e eficiente dos organismos de defesa social”, frisou o Comandante.
O Gabinete tem caráter constante e irá se reunir mensalmente ou de modo extraordinário, sempre para propor, implementar e avaliar as medidas a serem adotadas dentro de uma prioridade pré-estabelecido, buscando passo a passo resolver as questões relativas ao que se dispõe. Ainda, servirá como importante elo ligação entre a seguimentos da sociedade e as autoridades locais.
Por: Mirian Ferreira/ASCOM