Teixeira de Freitas: Foi realizado nos dias 23 e 24 de março pela Secretaria de Agricultura com apoio do vereador Gilberto, a 1° Feira do peixe vivo da cidade. As vendas foram feitas na área externa do mercado municipal, no centro de abastecimento (na feira de sábado), e vários produtores de Tilapia e tambaqui conseguiram vender toda a produção. Foram 6 meses criando os alevinos com ração, e foi possível retirar peixe com até 3kg. Nesta feira foram comercializando com uma contagem por alto, uma média de 1500 kg.
Tudo iniciou com um projeto há seis meses, quando o vereador Gilberto Lemes, fez a primeira reunião com os pequenos produtores e as pessoas da agricultura familiar na intenção de incentivar ter um ganho a mais com um peixe de qualidade para comercializar.
O trabalho foi intenso, mas segundo Gilberto está valendo a pena. “Foi feito a implantação dos tanques de piscicultura. Sendo a estação modelo para as outras comunidades do nosso município, e desde já agradecemos a orientação técnica da Bahia Pesca na pessoa do Sr. Auder Brito e a Seagri Teixeira de Freitas na pessoa da secretaria Lívia Alves, o prefeito João Bosco Bittencourt onde fizeram a perfuração dos tanques, depois entregamos os alevinos e orientamos em todos os passos, até hoje na feira”, explica Gilberto Lemes.
Com uma renda a mais, foram beneficiados9 famílias de acordo com seu potencial produtivo, sendo eles das comunidades de Batateira, Vista Alegre, Duque de Caxias e Macário. “Já estamos pensando em aumentar a quantidade da produção de peixes, vendemos tudo na feira, comercializamos o tambaqui e tilápia a R$12,00 o quilo. Ou seja, já estou tendo retorno financeiro que jamais imaginava em seis meses de trabalho”, fala uma das produtoras, Leandra Ferreira Santana que iniciou o projeto produzindo 1000 kg de tambaqui e tilápia.
A criação de peixes oferece boa rentabilidade e pode ser praticada em uma área pequena, não atrapalhando o desempenho das demais atividades já existentes. Além disso, é de manejo relativamente simples e exige pouca mão-de-obra.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews