Porto Seguro: A equipe do Liberdade News, esteve na manhã desta quarta feira (30), em vários pontos turísticos da cidade, e a maioria dos pontos badalados na orla preferiram fechar seus estabelecimentos e a cidade está totalmente parada. Tudo devido ao fenômeno conhecido como maré vermelha, que se caracteriza pelo excesso de algas no mar.
A maré vermelha pode ter sido responsável por 126 intoxicações, em um intervalo de apenas 13 horas, em Porto Seguro. Este foi o número de ocorrências atendidas neste período no Hospital Municipal. Recebemos informação da Secretaria Municipal de Saúde, e segundo eles, as pessoas chegam à unidade reclamando de sintomas como irritação na pele, dificuldade para respirar, secura nos olhos, vômito e diarreia.
De acordo informações, essas algas que se proliferam por causa do fenômeno, que acontece em todos os mares do planeta e é caracterizado pelo excesso de algas durante um período transitório. Emitem substâncias que podem contaminar animais aquáticos e intoxicar quem se alimenta deles.
Em nota, a secretaria afirmou que os pacientes estão recebendo atendimento das equipes de saúde, com medicação para atenuar os sintomas. A maré vermelha pode ser gerada por mudanças de temperatura e na concentração salina, além de poluição. Os atendimentos foram realizados entre as 17h de segunda-feira (28) e 11h desta terça (29). Neste período, recomenda-se evitar banho de mar. Ao aparecimento dos sintomas, procure a unidade de Urgência e Emergência mais próxima.
Por: Mirian Ferreira e Nadson Camargo