Teixeira de Freitas: Diante do atual estoque crítico de sangue, o Hemoba convoca todos os doadores para comparecerem à sua sede na Rua Massanori Nagão, nº 355, no Centro, próximo ao Teixeira Mall. Nossa equipe de reportagem esteve na unidade vimos de perto o baixo estoque de sangue de todos os grupos sanguíneos.
Viviane Ovimária, Assistente Social acredita que a demanda diminuiu devido muitos pacientes estarem com sintoma de gripe. “Percebemos que os doadores não estão retornando, neste período de vacinação acreditamos que colaborou para não comparecerem, quando ligamos para os doadores frequentes, eles estão com sintomas de dengue, zika e não podem doar, então precisa de um espaço de tempo para retornarem, lembrando que o doador tem que está bem alimentado para a hemoglobina não estar muito baixa”, explica.
Por falta de médico na unidade, novos doadores não estão podendo doar, já que se alguém passar mal não terá um profissional para medicar, por isso a importância dos doadores ativos retornarem a unidade. “O foco de tudo é ação solidária, por isso estamos convocando nossos doadores, já que estamos necessitando de sangue que mais sai na unidade como O+ (O positivo) e A+(A positivo), por ser o mais comum entre os cidadãos, mas quem tiver O negativo, é importante doar por que é uma tipagem universal”. Acrescenta a assistente social.
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar 50 quilos ou mais e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, para cada doação. O candidato deve apresentar documento oficial com foto, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior), não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação. Também é necessário estar bem alimentado.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews