Uma tartaruga de cerca de 120 quilos foi encontrada em uma praia do município de Nova Viçosa, localizado no extremo sul da Bahia. O animal, uma fêmea adulta da espécie ‘Careta-careta’, foi localizado debilitado na areia por moradores da região.
A secretária de meio abiente do município, Carla Beatriz, informou que a suspeita é de que a tartaruga possa ter engolido plástico ou se envolvido em algum acidente. O animal foi levado nesta segunda-feira (20) para a sede do Projeto Tamar, no Espírito Santo.
"Ela não está conseguindo nadar. No entanto, ainda não foram realizados os exames. A gente a levou para o projeto Tamar para que possa passar por uma avaliação antes de ser devolvida à natureza", destacou. A reportagem não conseguiu contato com o Projeto Tamar na noite desta segunda para saber sobre o estado de saúde do animal.
De acordo com Carla, a equipe da Secretaria de Saúde fez as primeiras avaliações no animal, que não apresentava ferimentes aparentes. "Fizemos a pesagem e constatamos que ela estava desorientada. A tartaruga é uma fêmea e pesa em torno de 120 quilos", destacou.
A moradora Lusenira Bezerra foi quem avistou a tartaruga na Praia do Lugar Comum, no domingo (19). "Depois que a gente avistou, acionamos logo o resgate. Eu percebi que ela estava tentando subir em uma rampa, mas não estava conseguindo", destacou.