Duas associações de apicultores em Caravelas e Alcobaça (BA), que fazem parte do Programa Colmeias, desenvolvido pela Fibria, participaram neste mês de junho de uma integração de segurança. O objetivo do encontro foi orientar os trabalhadores sobre como executar a atividade apícola nas áreas da empresa de forma segura, garantindo a integridade das pessoas e diminuindo riscos de acidentes de trabalho.
A integração reuniu 41 membros da Associação de Apicultores de Caravelas e Associação dos Apicultores de Rancho Queimado e Igrejinha (AARQUI) na sala de reunião do galpão da comunidade de Juerana, em Caravelas (BA).
O consultor interno de Sustentabilidade da Fibria, Narcisio Luiz Loss, destaca a importância dessa aproximação dos apicultores com a empresa. “Durante a integração eles aprendem sobre os procedimentos internos operacionais da companhia, no quesito de segurança, e também aumentam a integração com os profissionais da área florestal da Fibria”, afirma Loss.
Sobre o Programa Colmeias – Desenvolvido pela Fibria, o Colmeias tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da atividade apícola, implantando novas tecnologias em conjunto com os apicultores, produtores rurais, assentados da agricultura familiar, por meio do uso múltiplo da floresta, organizando de forma sustentável a cadeia produtiva do mel e proporcionando a melhoria na geração de renda e qualidade de vida das comunidades.