Homens observam casas que "caíram" na água devido às fortes chuvas, em Saint Aygulf
As inundações por conta das fortes chuvas no departamento francês de Var, no litoral mediterrâneo, provocaram a morte de 22 pessoas, segundo os últimos dados publicados por autoridades locais.
A maioria das mortes aconteceu em Draguignan (11) e em Trans en Provence (5), mas também houve falecidos em Roquebrune (2), em Le Luc (1), em Fréjus (1), no lago de Saint Cassien (em Montauroux, 1) e em Aygulf (1).
O tempo continua instável em Var, com previsão de tempestades para a tarde, segundo informações a agência meteorológica Météo France.
As medidas para restabelecer o fornecimento de energia elétrica, bastante afetado pelas chuvas, não deram resultados. Ao contrário, o número de famílias sem luz que era de 22 mil no começo da manhã na França subiu para 123 mil às 12h (horário local). Além disso, 20 mil pessoas permanecem sem telefone.
O restabelecimento da energia elétrica, da água e das telecomunicações é o principal objetivo das autoridades, que na manhã francesa deram por encerradas as buscas por vítimas, nas quais participaram mais de 1,6 mil soldados.
No total, 2 mil pessoas foram resgatadas, das quais 1,4 mil em helicóptero.
Mais de 450 detentos tiveram de deixar até ontem à noite a prisão de Draguignan e foram transferidos para outros centros penitenciários próximos.
Outro problema é o transporte ferroviário entre algumas cidades, que ainda não foi completamente restabelecido. Com isso, a maior parte das pessoas tem de recorrer a ônibus.
O temporal que na terça-feira abalou Var se deslocou para o oeste. Com isso, nesta quinta-feira, os bombeiros do País Basco francês tiveram de intervir em aproximadamente 20 casos devido à cheia de dois rios.
No entanto, os danos nessa região foram consideravelmente menores. Apenas algumas estradas e linhas férreas foram afetadas, causando problemas no transporte.
terra.com