Caravelas: A Prefeitura Municipal de Caravelas promoveu através da Secretaria de Saúde, um mutirão para diagnóstico de glaucoma nesta quarta feira (31), na Policlínica. Mais uma ampla triagem da doença voltada para o público do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é mais uma ação do Prefeito Jadson Ruas juntamente com o Secretário de Saúde Manoel Mecias, que assinaram um termo de adesão. Foram montados os consultórios para desenvolvimento dos trabalhos realizados pela equipe do Instituto de Saúde Oftalmológica do Brasil (ISOB), empresa cadastrada no Ministério de Saúde para prestar este atendimento, composta pela Médica Drª Caroline Andrade, Enfermeira Juliana, Técnica Beatriz, Coordenador Fabio Correia.
Entre às 7h30 e 13h, a médica oftalmológica, realizou os exames Tonometria, que é o processo de medição da pressão interna do globo ocular e Campimetria, que avalia, com alta precisão, falhas no campo de visão central e periférica do paciente. Ainda, a Fundocospia, que consiste em examinar ás artérias das veias e nervos da retina para detecção do Glaucoma, além da aplicação de um questionário de avaliação.
Todas as pessoas pré-diagnosticadas com a doença saíram do mutirão com consulta oftalmológica do Glaucoma. Além disso, os pacientes receberam colírios das marcas Xalacom, Xalatan, Tartarato, Travatan, Drusolol, Maleato, Bimatoprosta, inteiramente grátis. A triagem do glaucoma foi voltada para pessoas que compõem o grupo de risco para a doença, com destaque para aqueles acima de 40 anos e com casos de cegueira na família. O Mutirão foi em face das demandas suprimidas.
Por ser uma doença hereditária, o glaucoma deve ser diagnosticado precocemente para evitar a progressão da perda de visão que pode levar á cegueira irreversível.
Fonte: Liberdadenews/Ascom