Porto Seguro: A formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) foi realizada no auditório da UFSB, nesta segunda-feira (12), em Porto Seguro. O programa é gerido pelo 8º Batalhão de Polícia Militar, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, e tem como objetivo conscientizar estudantes do 5º ao 7º ano do ensino fundamental sobre os prejuízos causados pelo envolvimento com as drogas.
Durante três meses, 600 alunos da Escola Municipal de Porto Seguro, Chico Mendes, Álvaro Henrique Santos, Cantinho da Paz e Raydallia, participaram de aulas e ações educativas relacionadas à temática. “Nosso objetivo é educar crianças e adolescentes através de um modelo sólido de tomada de decisão para que não ingressem no mundo das drogas”, destaca o comandante do 8º BPM, Major Anacleto França.
PROERD teve origem nos Estados Unidos em 1983, e hoje é considerado pela ONU como um dos maiores programas de prevenção às drogas e à violência no mundo. A iniciativa chegou ao Brasil em 1992, no Rio de Janeiro, mas foi a partir da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em São Paulo que expandiu para os demais estados da federação e do Distrito Federal. Na Bahia o PROERD chegou em 1998 e ganhou força no ano de 2003, tendo sua institucionalização e estruturação administrativa em 2007.
Por: Mirian Ferreira/Ascom 8º BPM