Teixeira de Freitas: Nossa equipe foi conferir de perto, durante toda amanhã desta segunda feira (26), como estava sendo o atendimento na UPA 24h. E também como foi fluxo nos primeiros 3 dias, já que passou a funcionar no sábado (24). O resultado é visível, já que conseguimos fazer fotos tanto do HMTF e também da nova unidade, e os corredores estavam vazios, e um grande número de pacientes demonstrando a satisfação com as mudanças.
Como foi dito pelo secretário de saúde do munícipio, Eujácio Dantas, de fato a UPA desafoga as emergências e já com dados do início do atendimento, estão resolvendo 90% dos problemas que chegam à unidade. Os funcionários da UPA, estão com mais vontade de trabalhar, já que tem um ambiente adequado e podem ajudar ao próximo. “A inauguração da unidade, somou muito para o conforto dos pacientes, digo nos mínimos detalhes, até poltronas para tomar medicação, e poder ficar em observação deitado, hoje todos os setores são climatizados, o usuário não passa calor, tudo soma para que nós enquanto funcionários chegamos mais felizes para trabalhar, nosso gestor pensou na população e em seus funcionários, trabalhar para continuar com essa prestação de serviço”, nos contou a Técnica de enfermagem, Adeidiane Rocha Neves.
Outra técnica de enfermagem que fez questão de falar com nossa reportagem, foi Maria Glória Pereira. “Trabalhei no regional, e vejo que a UPA foi a melhor coisa que a administração pode trazer para a cidade, o prefeito olhou com os olhos do coração, e viu a necessidade dos pacientes, agora podemos falar que temos um local decente. Temos sala apropriada para tudo, no regional, tínhamos os equipamentos, mas não tínhamos estrutura e tudo ficava muito aglomerado, paciente não ficará mais no corredor exposto”. Salienta.
Maria Glória ainda, nos contou que chegou uma senhora para ser atendida no domingo, e tomou um susto, e perguntou se teria que pagar a consulta, já que viu todo um ambiente de qualidade. Conversamos com alguns pacientes que foram atendidos e foi unanime a resposta. “Atendimento diferenciado, humanizado, tudo muito profissional, espero que continue assim. Primeira vez que vim aqui, é tudo maravilhoso. Estou com sintomas de apendicite e o atendimento foi de primeira, e agora estou na observação aguardando os resultados dos exames”. Conversou com nossa reportagem o paciente Vanderley Pereira da Silva.
O filho de um paciente idoso fez questão de falar com nossa equipe demostrando a satisfação em ver o pai bem cuidado. “Meu pai é hipertenso, diabético e deu começo de AVC, e tivemos que acionar o Samu que nos trouxe para UPA, e pude vivenciar os tantos de benefícios, tudo mais rápido, tudo bem melhor, acabou aquele fluxo de pessoas, excelente atendimento, espero que continue assim, meu pai o tempo se emociona vendo como está sendo bem cuidado”. Ressaltou Raimundo dos Santos.
A coordenadora da UPA 24h, Jaqueline Pires esclareceu como está sendo prestado o serviço da Unidade de Pronto Atendimento, e tem como finalidade traçar um intermédio da atenção básica e os hospitais. “O HMTF estava muito afogado, é um pronto socorro de estrutura muito antiga, e não comportava a demanda, se via muitas pessoas pelos corredores, tudo muito apertado, soro preso pelas paredes e hoje, quem chegar aqui vai encontrar uma estrutura com espaços diversos, nossa população é bem acolhida, um serviço otimizado. Com isso temos uma agilidade no atendimento com qualidade, a forma que a saúde está sendo tratada é um marco para nossa história”. Disse.
Os PSfs que não conseguirem resolver a patologia do paciente, deve encaminhá-lo para a UPA 24h. Caso a unidade não consiga resolver o problema, com uma ambulância própria o paciente será encaminhado para o Hospital Regional e assim, não sobrecarregará as ambulâncias do SAMU. “Esta UPA tem um papel muito importante para a população, porque está reduzindo a lotação do pronto-socorro.
Além disso, atua articulada com outros serviços de urgência, como o Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192). Apostamos nessa rede de atendimento para tornar o Sistema Único de Saúde (SUS) mais eficiente, melhorando o atendimento à população”, avalia a coordenadora.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews