Teixeira de Freitas: A ONG Elos - Grupo em Defesa dos Direitos e Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) do Distrito Federal e Entorno (Elos – LGBT/DF), organização que atua há mais de oito anos na capital Federal com ações relacionadas ao enfrentamento da epidemia de HIV/AIDS entre outras DST e o empoderamento de jovens, principalmente, em situação de vulnerabilidade, irá realizar com apoio do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, o I Seminário Nacional de Ações de Jovens Lideranças das Populações-Chave, no âmbito do HIV/AIDS para controle social do SUS, na cidade de Brasília-DF, durante o período de 13 a 16 de outubro de 2016.
O Emerson da Silva Mendes é aluno da UFSB, e foi selecionado para participar do Seminário de jovens lideranças em Brasília. Houve 100 selecionados do Brasil inteiro, sendo 06 da Bahia. Foram escolhidos 03 pessoas de Salvador, 01 de Muriti, 01 de Itabuna, e 01 de Teixeira de Freitas. “Estou muito feliz com a escolha, acredito que será positiva a participação no evento, vou poder colaborar com os grupos de discussões, vou poder expor um estudo que desenvolvi na Universidade em Teixeira de Freitas sobre a violência contra a população LGBT. Quero muito ir, mas, ainda dependo das passagens, onde estou articulando com o município para conseguir, estou confiante”, falou o Emerson.
O seminário visa reunir até 100 (cem) jovens capacitados pelas três edições dos cursos de Formação de Jovens Lideranças para o Controle Social do SUS no âmbito do HIV/AIDS, promovido pelo Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais em parceria com as Organizações das Nações Unidas (UNAIDS, UNICEF, UNESCO e UNFPA), para a socialização das ações promovidas por estes em suas comunidades locais, após as três edições dos cursos. A proposta inicial é promover a troca de experiências e ações realizadas ou sendo desenvolvidas pelos Jovens no que se refere ao ativismo e ao controle social do SUS no âmbito do HIV/AIDS, bem como, a integralização de suas práticas individuais realizadas pelos respectivos locais de atuação.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews