Teixeira de Freitas: Na manhã desta quinta feira (06), nossa equipe percorreu algumas agencias bancárias, e a situação era a mesma, filas enormes, pessoas revoltadas, afinal já são 31 dias de greve. No inicio da noite desta quinta feira acontecerá uma nova assembleia para decisões finais.
“É um absurdo o que estamos passando, já não basta um país cheio de problemas, ainda temos que ser humilhados desta forma mesmo na hora de sacar nosso dinheirinho, ficar horas e mais horas em uma fila, isso é uma falta de respeito com o aposentado, cadê o sindicato de nossa categoria? Essa greve precisa acabar logo”. Fala indignado o cliente de um banco, o aposentado Valdir.
“Estamos pagando para ser tratados dessa forma, há muito anos sou cliente desta agência, e desta vez foi a pior de todas, 31 dias de sofrimento, temos nossos compromissos e perdemos tanto tempo nessa fila, preciso sacar dinheiro e pagar as contas”. Fala o senhor Valdemar Ferreira dos Santos.
Conversamos com um representante do Sindicato dos bancários em Teixeira de Freitas Gildenê Prates, que nos informou que a greve pode ser encerrada no fim da tarde desta quinta-feira. “O Comando Nacional dos Bancários está orientando a categoria a aprovar a nova proposta feita nesta quarta feira (5), pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), nas assembleias que vão ocorrer hoje às 17h em várias cidades, inclusive aqui em Teixeira de Freitas, iremos tentar chegar a um acordo”. Explicou.
Os banqueiros elevaram a oferta de 7% para 8% de reajuste salarial e também ofereceram um abono de R$ 3,5 mil e a garantia de conceder, no próximo ano, a reposição da inflação e 1% de aumento real, entre outros benefícios.
Nessa décima rodada de negociações, os bancos se comprometeram ainda a corrigir o vale-alimentação em 15%; o vale-refeição e o auxílio creche/babá em 10% e a implantar a licença-paternidade de 20 dias. Em relação à Participação nos Lucros e Resultados (PLR), o acordo prevê parcela adicional de 2,2% do lucro líquido dividido linearmente para todos, limitado a R$ 4.367,07, sendo que a primeira parcela será paga até dez dias após assinatura do Contrato de Convenção Coletiva.
Por meio de nota, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), observou que a defesa do emprego está entre as prioridades e que “neste sentido, a negociação conquistou a instalação de um Centro de Realocação e Requalificação Profissional nos bancos”.
Veja locais e horários das assembleias na região: Em Itamaraju será na sede do Sindicato, na Praça da Independência, 308 – Centro às 16 horas; em Eunápolis no Pólo Sindical, às 18 Horas na Praça Frei Calixto, 02 – Centro; Porto Seguro, às 17h, na Câmara de Vereadores, R. Antônio Osorio Batista, 30 – centro e em Teixeira de Freitas, acontecerá no salão da Faculdade Unopar às 18h, na Av. Mal. Castelo Branco, 142 – Centro.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews