Teixeira de Freitas: Os horários de atendimento ao público da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), serão alterados a partir do dia 01 de janeiro de 2017. A Coleta para doação de sangue funcionará apenas pela manhã das 7h30 às 12h30. Já para os demais serviços apenas a tarde.
De acordo Ovimária Domingues, assistente social do Hemoba de Teixeira de Freitas, a direção chegou à decisão da mudança de horários, porque o Hemoba produz as plaquetas só pela manhã. “De fato, para fazer doações, é importante que seja pela manhã, quando produzimos as plaquetas, então priorizamos essa mudança, por este fator, e também para conseguir atender as demais demandas com eficácia”. Explicou.
A coleta de sangue no Hemoba funcionará apenas pela manhã e na parte da tarde serão oferecidos outros serviços para comunidade, como: sangria terapêutica, cadastro de medula óssea, aquelas pessoas que irão passar pelo médico por que ouve algum tipo de sorologia bloqueada, para buscar resultados de doações antigas, entre outros. “É importante para quem for doar, venham pela manhã, com documentos em mãos, bem alimentados, saudáveis, aguardamos toda a população. Lembrando que não existe nenhuma medicação que substitua o sangue, por isso precisamos que o doador possa doar com frequência já que o sangue tem validade”. Disse.
O Hemoba necessita de sangue regulamente, por isso a importância das campanhas e que cada morador de Teixeira e região tenha consciência em ajudar o próximo. “É muito importante as nossas parcerias com entidades, empresas e com a comunidade. As pessoas estão mais conscientes com os critérios do que pode e não pode, antes e depois das doações, e com as campanhas temos um número bem menor de inaptos. Estamos aguardando novos parceiros para 2017”. Finaliza.
O empresário ou entidade que tiverem interesse em oferecer uma palestra para os seus colaboradores, uma exposição dialogada com o setor do RH, podem entrar em contato com Hemoba no número (73) 3011.2740, pede para falar com Ovimária ou deixe recado.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews