Uiras dos Santos Silva, 19 anos, foi preso na tarde de domingo (05), na orla zona norte de Porto Seguro, acusado de porte ilegal de arma de fogo e uso de documento público falso. Ele seguia de carro pela BR-367 e foi abordado durante uma ronda de policiais militares da Cipe / Mata Atlântica porque estava em atitude suspeita.
Durante buscas no interior do veículo modelo Pálio, os policiais encontraram uma pistola calibre 380, com 25 munições intactas, dentro do porta luvas. Ainda segundo os policiais, Uiras tentou uma justificativa, apresentando um um registro de porte de arma de fogo e uma carteira funcional de agente penitenciário do estado do Rio Grande do Norte, ambos em seu nome, mas para os policiais os documentos tinham indícios de adulteração.
Na delegacia da Polícia Federal em Porto Seguro, para onde o acusado foi encaminhado, o delegado Carlos Tenório confirmou que os dois documentos são falsos. Segundo o delegado, Uiras declarou que conseguiu o registro falso na Praça da Sé, em São Paulo. "Ele tem apenas o registro da compra da arma, não o porte, que, inclusive, está suspenso no Brasil", disse o delegado.
Como não foi arbitrada fiança, Uiras ficou custodiado na carceragem da Polícia Federal. "Ele disse que mora em São Paulo, mas não quis dizer o que veio fazer aqui em Porto Seguro", frisou Tenório. Com Uiras também foi apreendida uma máquina de cartão de crédito e outros documentos, cuja autenticidade está sendo averiguada.
Fonte: Radar64