Medeiros Neto: O Dia do Soldado foi comemorado ontem (25/08) por policiais da 44ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Medeiros Neto com a realização de uma parada militar na sede da companhia. Os 22 alunos que compõem o Núcleo de Formação daquela unidade também participaram da comemoração.
Alunos de escolas públicas e particulares visitaram o quartel durante toda a semana e, ontem, durante a solenidade comemorativa, cantaram o hino nacional para homenagear os policiais.
O soldado Paulo Roberto da Silva, que é pós-graduado em História e Cultura Afro-brasileira, falou sobre Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. “Essa data é instituída em homenagem ao patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Ele extinguiu diversas rebeliões contra o Império”, explicou. “Tão importantes quanto a eficácia de suas ações militares foram a firmeza com que enfrentou desafios e a generosidade dispensada aos adversários vencidos nos campos de batalha.
Ele restabeleceu o império da ordem, preservou as instituições, recompôs a coesão nacional e salvou a unidade da Pátria, por esta razão é conhecido historicamente como o pacificador", enfatizou.
Para o Comandante da 44ª CIPM, major Gilson Paixão Silva Santos, “essa data é de tamanha importância, pois, ressalta os valores dos soldados baianos que tão bravamente atuam diuturnamente no combate à criminalidade”.
O major lembrou que, horas depois da realização da solenidade, os policiais militares estouraram uma boca de fumo e apreenderam quase 275 pedras de crack. “Ser soldado antes de tudo é uma missão de honra e dignidade.”
Por: Edelvânio Pinheiro/Liberdadenews