EUNÁPOLIS: Foi identificado por familiares, somente na tarde desta quinta-feira (20), o corpo encontrado em uma área rural a cerca de seis quilômetros do centro de Eunápolis. Foi um dos crimes mais bárbaros registrados na cidade nos últimos anos. Segundo a família, Josenílton Silva dos Santos, de 34 anos, era trabalhador rural e não tinha ligação com a criminalidade. Um irmão - que prefere não se identificar, afirmou que Josenílton foi visto pela última vez por volta das 8h da manhã de quarta-feira (19) saindo da fazenda onde trabalhava. “Ele saiu de casa por volta das 4h30 da madrugada, junto com nossa mãe.
Foram trabalhar na colheita de café, mas como ele estava bêbado, o gerente da propriedade disse que ele não poderia trabalhar naquelas condições. Desde então, não foi mais visto", afirmou o irmão. O corpo foi encontrado à noite, mas só foi removido do local na manhã desta quinta. Ainda segundo o irmão, Josenílton possuía uma cicatriz no peito, uma vez que já precisou passar por uma cirurgia em virtude de um tiro que levou há seis meses, após discutir com uma pessoa por causa de um galo. “Ele era trabalhador e não tinha envolvimento com o crime, muito menos com drogas. Somente bebia”, declarou o irmão, acrescentando que não sabe o que pode ter motivado crime tão desumano.
De acordo com os peritos, a morte foi causada por disparo de arma de fogo, que atingiram o olho, a face e o crânio. O que impressiona, é que os olhos, os lábios e a língua foram cortados. Os peritos acreditam ainda que Josenílton tenha sido morto em outro local e, posteriormente, desovado naquela região, pois havia indícios que o corpo foi arrastado. O Instituto Médico Legal informou que o corpo já foi autopsiado e que a sua liberação deve ocorrer ainda na tarde desta quinta-feira (20).
O enterro está previsto para ocorrer no Cemitério da Saudade, no Juca Rosa, bairro onde Josenílton morava com a mãe e com os seus dois filhos pequenos. Investigadores da Polícia Civil disseram que por ter requinte de crueldade, possivelmente o crime tenha sido uma vingança. "A vítima pode ter feito alguma denúncia", frisa um agente. O caso está sendo investigado.