Porto Seguro: O 8° Batalhão da PM desencadeou na tarde desta quinta-feira, 19 de outubro, em Porto Seguro, mais uma etapa da Operação Lei e Ordem. As ações ocorreram nos bairros do chamado complexo do Baianão (Vila Vitória, Parracho, Vila Valdete, Vista Alegre e Paraguai). A operação teve como objetivo principal, apagar várias pichações com alusões a grupos criminosos.
Além disso, os 28 policiais militares envolvidos na operação realizaram buscas em pessoas e veículos. A operação Lei e Ordem serve para ampliar a ação de presença da PM nos bairros periféricos da cidade, impactando diretamente na redução de crimes violentos.
JANELAS QUEBRADAS: A ação visou antigir o ambiente desses bairros com base a teoria chamada "janelas quebradas". Segundo o comandante do 8° BPM, Major França, "existe uma relação de causalidade entre desordem e criminalidade. "Se a janela de uma casa for quebrada e não for de imediato realizado seu reparo, as pessoas que passam pelo local podem presumir que ninguém se importa com aquilo e que, naquela região, não há autoridade responsável por punir os responsáveis pela atitude danosa. Assim, pequenas desordens evoluem para crimes cada vez mais graves. A sensação de impunidade e a desordem funcionam como estímulos à atividade criminosa. Então, mesmo sabendo que pode haver novas pichações, desde hoje iremos coibi-las. Principalmente as que estão próximos ou mesmo dentro de escolas, como constatamos em nossa ação. Esses gráficos são apologia ao crime. É intolerável".
AÇÕES SOCIAIS
O comando do Batalhão ainda anunciou que na próxima semana estará lançando um novo pacote de ações sociais, as quais serão desenvolvidas pela base comunitária de segurança. Estas ações estão sendo organizadas em parceiria com a Prefeitura Municipal e a iniciativa privada, todas com foco na melhoria da prestação de serviços à comunidade e o aprimoramento da relação com a Polícia Militar.
Fonte. Ascom 8°BPM.