Um “dia de campo” que visou ensinar, esclarecer e despertar os produtores rurais para tudo que há de mais moderno no cultivo e manejo da mandioca. Esta atividade que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 5, na Estação Experimental Gregório Bondar – CEPLAC promovida pela Veracel, EMBRAPA, CEPLAC e EBDA reuniu produtores rurais, técnicos agrícolas, secretários municipais e representantes de associações e sindicatos rurais.
Com o intuito de proporcionar aos agricultores rurais da cidade a chance de participarem do evento e se aprimorarem nas técnicas de plantio, a Secretaria de Interior e Abastecimento de Eunápolis disponibilizou transporte para que 30 produtores pudessem adquirir esses novos conhecimentos.
Foram pessoas do Ponto Maneca, P.A Maravilha, Colônia, P.A Produzir, Roça do Povo, Terra Bahia, entre outros, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor sobre a cultura de seu sustento.
“A mandioca é uma cadeia produtiva que pode chegar a mais de 150 produtos e essa é uma maravilhosa oportunidade para que nossos agricultores familiares possam conhecer novas técnicas de aproveitamento e aumentarem sua renda através da utilização da mandioca para novas produções”, afirmou Alick Maia, Secretário de Interior e Abastecimento de Eunápolis.
No local foram montadas 4 tendas onde os agricultores assistiam a palestras sobre os tipos ideais de solo, importância econômica e avaliação da área, reconhecimento dos nutrientes contidos na mandioca e a variedade de produtos que podem ser fabricados com ela.
Para Maia, atitudes como esta podem mudar a vida de muitas famílias. “Temos hoje aqui agricultores de 11 cidades circunvizinhas que sairão com ensinamentos capazes de mudar sua visão de trabalho e conseqüentemente o rumo de sua produção, sua renda e sua vida”.
Por: Liberdadenews/Ascom