Santa Cruz Cabrália: Um filhote de baleia jubarte de cerca de quatro metros de comprimento morreu encalhado na praia do Arakakai, em Santa Cruz Cabrália, na noite de domingo (15). Imagens enviadas por internautas mostram que o animal ficou por algumas horas se debatendo entre as pedras e acabou não resistindo aos ferimentos.
Segundo o Instituto Baleia Jubarte, este é o primeiro encalhe na região desde a abertura da temporada de migração das jubarte da Antártida para Abrolhos, que começa em julho. Na temporada do ano passado, foram registrados quase 80 encalhes no litoral brasileiro. Na Bahia, foram aproximadamente 30, ainda segundo o IBJ.
“Cerca de 50% dos encalhes registrados durante a época de migração das baleias são de filhotes. Eles são mais vulneráveis”, informou o vice-presidente do instituto, Eduardo Camargo.
Uma equipe do instituto, que tem sede em Caravelas, está se deslocando para o local do encalhe e, após um exame, deve divulgar informações mais detalhadas sobre o que pode ter causado a morte do animal.
COMO AGIR EM CASO DE ENCALHO – A veterinária do Instituto, Adriana Colósio informou que os animais marinhos em situação de encalhe costumam se debater e podem acabar machucando alguém. Por isso, é importante não se aproximar deles.
Além disso, Adriana explicou que esses animais podem transmitir alguns tipos de doenças aos humanos, assim como os humanos podem transmitir doenças aos animais. “É importante também evitar a aproximação de crianças”, destacou a veterinária.
Em caso de encalhe, o recomendado é entrar em contato com a equipe do Instituto Baleia Jubarte, que é especializado em resgate de animais marinhos ou ligar para o Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar, para que eles acionem a equipe do instituto.
Fonte: Radar64