No mundo globalizado e altamente informatizado em que vivemos hoje, a exportação e importação de produtos, sejam eles de origem agrícola ou industrial, é parte importante da atividade econômica de um país desenvolvido. O Brasil é, segundo a OEC (sigla de Observatório de Complexidade Econômia, em inglês), a 24º maior economia de exportação no mundo, cujos principais produtos são a soja, o minério de ferro, o açúcar bruto, o petróleo e a carne de aves.
E, como acontece em qualquer outro mercado global, o objetivo é sempre superar-se a cada ano que passa. Em 2018, por exemplo, a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, com a adoção das maiores taxas de importação por parte das duas superpotências, beneficiou a exportação de soja brasileira para o país na Ásia Oriental. Esse cenário de crescimento promete ser ainda mais promissor em 2019, com alguns produtos de origem brasileira atingindo recorde de exportação.
Este são os cinco produtos brasileiros devem atingir recorde de exportação em 2019:
SOJA
Segundo a agência de notícia Reuters, a previsão para as exportações de soja do Brasil nos próximos dois anos é que sejam produzidas e vendidas novamente o volume recorde de 79 milhões de toneladas, incentivado principalmente pela acentuação da disputa comercial entre EUA e China.
MILHO
Segundo projeção divulgada em agosto pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção brasileira de milho também deve crescer: de 82 milhões para 96 milhões de toneladas. O Brasil é atualmente o terceiro maior produtor de milho do mundo, atrás da China (215 milhões de toneladas) e dos Estados Unidos (370 milhões de toneladas).
ALGODÃO
A produção e exportação de algodão também deve aumentar em 2019 após o recorde de 2,1 milhões de toneladas produzidas na safra atual, que devem chegar a 2,5 milhões de toneladas na próxima. Já as exportações devem ficar em torno de 1,2 milhão de toneladas, o que tornaria o Brasil o segundo maior exportador mundial de algodão.
FRUTAS
Segundo Luiz Roberto Barcelos, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), em entrevista no Programa do Global Agribusiness Forum, as exportações brasileiras de frutas, que devem atingir US$ 920 milhões neste ano, chegarão a US$ 1 bilhão em 2019. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, mas ocupa somente a 23ª posição como exportador global.
COUROS E PELES
Segundo relatório divulgado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), há previsão de que o Brasil produza cerca de 2,3% mais carne de frango em 2019 (chegando a quase 13,9 milhões de toneladas), crescimento que deve ser impulsionado principalmente pela "recuperação das exportações" e pelo "aumento da demanda doméstica", além dos custos mais baixos da ração devido à maior disponibilidade de soja e milho, cuja safra também deve alcançar um novo recorde na produção de grãos e oleaginosas no país devido ao embate entre EUA e China.
Por: Liberdadenews/Ascom