Excesso de mensagens pode transformar o app em fonte de irritação

A situação é bastante comum: um amigo ou parente fica bravo quando você lê, mas não responde imediatamente a uma mensagem no WhatsApp. Para evitar isso, muitos usuários deixam de ver o que foi enviado, algo que gostariam de fazer, porque não podem (ou simplesmente não querem) responder.

Esse problema se agravou a partir do momento em que o app implementou, em uma de suas atualizações, a notificação "dedo-duro", aqueles dois riscos azuis que aparecem ao lado do texto, foto ou vídeo para mostrar ao remetente que sim, você viu.

Continua depois da publicidade

Mas nem tudo está perdido: confira a seguir algumas estratégias para driblar os riscos azuis e poder checar as mensagens do WhatsApp sem que ninguém fique sabendo.

1) Desativar a confirmação de leitura

É possível desativar os recibos de leitura, mas isso não sai de graça: você também não poderá ver se seus contatos viram suas mensagens

A primeira e mais óbvia forma é desativar os riscos azuis nas configurações do aplicativo.

Abra o WhatsApp, vá até Conta - Privacidade - Recibos de Leitura. Desmarque essa opção.

Desativar a função, porém, funcionará para os dois lados: você também não vai poder checar se seus contatos leram suas mensagens.

Isso pode ser feito em aparelhos com sistemas iOS e Android.

2) Modo avião

Se você quer fazer isso só de vez em quando, e com pessoas específicas, o modo avião é a ferramenta adequada, embora demande um pouco mais de trabalho.

Quando você recebe uma mensagem de WhatsApp, mas não está usando o aplicativo no momento, uma notificação aparece na tela - a menos que não tenha desativado essa opção.

Se você quer ler a mensagem sem ser detectado, ative o modo avião antes de abrir a notificação. No modo avião, a conexão com a rede da sua operadora e com o Wi-Fi será interrompida.

Modo avião é uma forma segura de não ser descoberto pelo WhatsApp

Depois de ler a mensagem, feche o aplicativo para que a notificação de leitura não apareça quando você desativar o modo avião.

Para fechar o aplicativo no iOS, é preciso tocar duas vezes no botão "home". Feito isso, vão aparecer na sua tela todos os aplicativos abertos - basta arrastar para cima a tela do WhatsApp.

No Android, os dispositivos com versões a partir de 4.0 têm um botão no canto inferior direito da tela que mostra os apps usados recentemente.

Para fechar o WhatsApp, deslize o dedo sobre ele e arraste.

3)Notificações

As setas azuis podem, sim, ser desativadas

Outra forma de ver as mensagens (mas só as que não são longas) sem ser descoberto é fazer isso com o telefone bloqueado, por meio das notificações pop-up.

No iOS, é preciso ativar as notificações por meio das configurações do telefone.

No Android, acesse nas configurações do aplicativo, toque em notificações e entre em notificações pop-up. Escolha a opção "sempre mostrar notificações pop-up".

4)Widget do Android

Os telefones com o sistema Android tem um widget que, ao ser ativado, permite ler as mensagens em uma janela pop-up, semelhante às notificações.

Para acrescentar o widget, pressione uma área limpa da tela inicial e escolha a opção Widgets.

Para quem tem Android, habilitar os widgets é uma das opções

A seguir, aparecerá uma lista de aplicativos; quando encontrar o WhatsApp, toque nele e o arraste para a tela.

Essa opção permite responder as mensagens de outras pessoas e continuar ignorando quem você quiser.

O inconveniente do widget é que ele não permite ver emojis, imagens ou vídeos. Só texto.

Se não conseguir ativá-lo, verifique se a opção Habilitar Widgets está marcada nas configurações do aparelho.

Fonte: BBC News

Confronto Armado em Trancoso: Polícia Militar encontra drogas

Porto Seguro: No último domingo, 03 de novembro, policiais militares do 8° Batalhão se envolveram em um confronto armado com criminosos

Justiça concede liberdade a médico preso por injúria racial no Sul

Preso sob acusação de injúria racial, o médico obstetra Luís Leite teve um habeas corpus concedido pela Justiça nesta segunda-feira (4).

Menina de 11 anos e homem morrem afogados em rios

O fim de semana foi marcado por afogamentos no oeste da Bahia. Os casos ocorreram nos municípios de Xique-Xique e Angical. As vítimas são uma

Motociclista morre após tentar atravessar ponte interditada

Formosa do Rio Preto: Um homem de 53 anos morreu após tentar atravessar uma ponte interditada, na manhã desta segunda-feira (4), na zona

Foragido da Justiça é preso pela PM em Itabela

Itabela: Acusado de homicídio em 2020, Wanderson Vaqueiro Conceição, de 24 anos, vulgo Budé, foi preso nesta quinta-feira,31/10, em Itabela.

Polícia Militar apreende drogas no Centro de Medeiros Neto

Medeiros Neto: Na manhã deste domingo (3), por volta das 7h30, a Polícia Militar de Medeiros Neto deflagrou uma operação que resultou na

Estudante de 14 anos é flagrada com 40 pinos de cocaína em escola

Feira de Santana: Uma estudante de 14 anos foi flagrada com cocaína em uma escola municipal de Feira de Santana, a cerca de 100 km de

Dono de hotel de luxo em Trancoso é preso pela PF em operação

Porto Seguro: Um proprietário de um hotel de luxo em Trancoso, em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, foi preso pela Polícia Federal (PF)

Assassinato do ex-ator mirim João Rebello: o que se sabe sobre o

Porto Seguro: As investigações da Polícia Civil apontam que o DJ e ex-ator mirim João Rebello, de 45 anos, foi assassinado por engano. Ele

Inmet coloca extremo sul baiano em alerta amarelo para acumulado de

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso para municípios do extremo sul da Bahia sobre o acumulado de chuva, com grau de

Mucuri outubro 2024