Eunápolis: Dois irmãos foram flagrados com uma motocicleta furtada na manhã desta quarta-feira (15). A abordagem ocorreu no posto da Polícia Rodoviária Federal, no km 720 da BR-101, município de Eunápolis. Segundo a PRF, o condutor do veículo, de 22 anos, não possui carteira de habilitação.
Durante a fiscalização, os policiais constataram que a moto havia sido furtada em Eunápolis, em junho de 2018. No sistema constava que a moto tinha cor vermelha, mas o veículo havia sido pintado de preto. Para a PRF, a cor da motocicleta havia sido alterada para tentar ‘burlar’ a fiscalização.
O passageiro da moto, de 26 anos, assumiu ser o proprietário do veículo, mas disse desconhecer o fato da moto ser furtada. Ele informou ainda que teria recebido o veículo como parte de uma dívida trabalhista há cerca de cinco meses.
Os irmãos, que são trabalhadores rurais, seguiam de Barrolândia, município de Belmonte, com destino a Itabela, onde moram. Eles foram encaminhados à delegacia para adoção de medidas cabíveis pela autoridade competente.
PRF dá orientações e dicas na compra de veículo usado
Atenção redobrada deve ter o cidadão ao realizar a compra de um veículo usado. Algumas vezes, o comprador sequer tem conhecimento da procedência ilícita do veículo e o adquire de boa fé.
A PRF orienta que, na pesquisa ou ato da compra, o novo proprietário sempre desconfie de anúncios tentadores, leve-o a um mecânico de confiança e confronte as informações do documento com os elementos identificadores no veículo.
Outro alerta quanto a veículos clonados é para os proprietários que estiverem recebendo multas em locais onde não trafegaram. Nesses casos, é importante que procurem o órgão de trânsito para relatarem a possibilidade de o veículo ter sido clonado.
Sistema SINAL
Com o sistema SINAL, o cidadão que tiver seu veículo roubado, furtado, com perda de sinal, em sequestro ou clonado, poderá fazer um cadastro do referido veículo no portal da PRF. Para cadastrar casos de roubo ou furto de veículos, as pessoas podem acessar o site e inserir informações sobre o crime e as características do automóvel. De imediato, uma mensagem é enviada para os celulares dos policiais que estejam mais próximos da ocorrência, para auxiliar na recuperação do veículo. Vale ressaltar que o registro no sistema não substitui a confecção do Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.
Fonte: Radar64