Salvador: Antes de falar quais os documentos necessários para entrar no programa Minha Casa Minha Vida em Salvador, vamos entender como ele funciona.
Minha Casa Minha Vida é um dos programas habitacionais mais conhecidos entre os brasileiros, que tem o sonho da compra da casa própria, vem tem se expandindo cada vez mais entre a população. Foi implantado pelo Governo Federal, com o intuito de facilitar a compra de um imóvel e para que todas as famílias tenham uma oportunidade, já que os sistemas imobiliários são burocráticos, e as vezes um pouco demorado dependendo do perfil dos compradores. E de acordo com cada renda, é possível escolher a modalidade de moradia que mais lhe agrada e que vai se encaixar no seu orçamento, depois disso é disponibilizado um imóvel para compra.
O programa traz possibilidades para combater o cenário econômico do Brasil, promovendo ações de compra e venda mais fáceis, que podem tirar famílias do aluguel. Com parcelas pequenas e de longo prazo, mais pessoas podem buscar casas à venda em Salvador. E possui uma garantia no subsídio sobre o valor do imóvel, além disso os juros que são aplicados são menores.Mas é necessário que o comprador pague corretamente as parcelas do financiamento, para que não perca seu imóvel. Além manter as contas ligadas a moradia, como por exemplo, as taxas mensais de energia, água e até mesmo o condomínio.
Se você ainda não conhece, então confira os dois tipos de financiamento para casas e apartamentos em Salvador, pelo programa:
Habitação Urbana: Esse modelo de financiamento é para os brasileiros que desejam ter uma nova moradia em área urbana, ou até mesmo realizar modificações no imóvel que possui, com atendimentos especializados para cada tipo de obra a ser realizada.
Habitação Rural: Já criado com a principal finalidade de promover ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais dentro dessas regiões, ter um tipo de moradia digna no campo, independente se for construindo uma nova casa ou realizando novas alterações e melhorias na que já possui.
Quais famílias tem acesso a esse programa?
Como já foi falado anteriormente, esses financiamentos sempre são feitos, de acordo com a situação financeira da família, com a comprovação de renda.Por esse motivo, é feita uma divisão para cada tipo de categoria, conforme a renda.
Para famílias que querem uma habitação urbana:
Com a renda de até R$ 1.800,00: É possível obter financiamento de até 120 meses, com prestações mensais que podem variar de 80,00 a 270,00 reais, conforme a renda bruta de cada família.
Com a renda de até R$ 2.600,00: É possível comprar um imóvel que é financiado pela Caixa Econômica Federal, com taxas de juros de apenas 5% ao ano e ter 30 anos para pagar, os valores dos subsídios podem ser em até 47,5 mil reais.
Com a renda de até R$ 4.000,00: Para as famílias que tenham uma renda bruta de até R$ 4.000,00, podem ter opções de subsídios de até R$ 29.000,00.
Famílias com a renda de até R$ 7.000,00: Para famílias que tiverem renda bruta de até 7.000,00mil reais, disponibiliza taxas de juros diferenciadas em relação ao mercado para que você consiga realizar seu financiamento.
Para famílias que querem uma habitação rural, é dividido em grupos:
Grupo 1: Possui famílias com renda de até 17.000,00 mil reais ao ano. Para esse grupo, o valor de suas parcelas primeiras só estarão disponíveis dois meses após a entrega do seu imóvel.
Grupo 2: Composto por famílias com renda a partir de 17.000,01 a 33.000,00 mil reais ao ano. Com o financiamento, esse grupo tem até doze meses para construir ou reformar sua residência, com uma taxa nominal de juros de 5% ao ano e o valor do financiamento pode chegar até 30.000,00 mil reais.
Grupo 3: Inclui as famílias com renda a partir de R$ 33.000,01 a R$ 78.000,00 ao ano. A sua família estará contando com um prazo para pagar de 7 a 10 anos após o término da obra em que você escolher realizar.
Taxas e Juros desse projeto:
A aplicação da taxa de juros Minha Casa Minha Vida, é mais vantajosa do que o financiamento particular. A ideia é justamente beneficiar aqueles que não têm condições de arcar com valores altos. Dependendo do prazo escolhido para pagamento, do perfil socioeconômico do titular da compra e da faixa em que se enquadra, essas condições podem variar bastante.
Como participar desse projeto?
Verifique em qual grupos você está inserido e comparecendo até o ponto de atendimento de acordo com sua situação, é preciso seguir com o próximo passo. A inscriçãoé apenas o início do processo para conseguir ser contemplado com o programa.
Isso porque é feito um sorteio para saber quem vai ser beneficiado com o sistema de financiamento.Caso você seja o sorteado, deve comparecer até um posto de atendimento, comprovar sua inscrição. Em seguida, validar seu cadastro, e finalmente assinar o contrato de compra do imóvel.
Documentos necessários para o projeto:
Para que você possa ser validar seu cadastro pela Caixa Econômica é preciso se atentar para as documentações exigidas pelo programa. Você pode comparecer até uma das agências do banco para fazer uma avaliação de cada um deles e ver se tudo está correto.
Para isso, você terá que apresentar nos postos de atendimento:
- Uma cópia documento de identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma cópia certidão de Nascimento ou Casamento;
- Uma cópia dos comprovantes de rendas;
- Uma cópia do extrato do seu FGTS atualizado;
- Uma cópia da Declaração de imposto de Renda;
- Uma cópia da ficha de cadastro habitacional;
*Além dos documentos originais.
Caso você precise de mais informações sobre cada tipo de documento necessário para sua validação, os correspondentes da Caixa Econômica Federal poderão estar lhe auxiliando com cada um deles. Por tanto, se ainda estiver com dúvidas, o ideal é comparecer até uma das agências do banco em Salvador.
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Por: Monike Silva/Liberdadenews