Teixeira de Freitas: Entidades representativas do Comércio de Teixeira de Freitas se reúnem para definir o fechamento do seguimento lojista pelo período de 10 dias, em prevenção ao Coronavírus (Covid-19) na cidade. Ficarão abertos apenas os seguimentos de produtos e materiais essenciais, como de produtos alimentícios, panificadoras, açougues e farmácias. A reunião entre as classes sindicais, Sincomércio e Sindec aconteceu na tarde desta terça-feira, 20 de março, onde definiram em acordo coletivo, que o comercio lojista de Teixeira de Freitas, irá fechar, inicialmente, pelo período de 10 dias, iniciando na data deste sábado dia 21, indo até dia 31 (terça-feira).
Segundo o acordo firmando pelas classes representativas, patronal e empregados, esses dez dias serão considerados como suspensão de contrato, havendo o desconto do referido período (10 dias), no pagamento dos funcionários, porém, o SINDEC, conseguiu a garantia de que, nenhum funcionário poderá ser demitido, durante o mesmo período, mantendo assim, a garantia do emprego do trabalhador. O acordo ainda deixa em aberto, que este período poderá ser estendido, caso seja necessário, se o surto do vírus que está pelo país se estender pelo município.
O Presidente do SINDEC, Gilvane dos Santos Dias, conversou com nossa reportagem, e disse, que essa teria sido a melhor proposta para que não houvesse demissões em massa no comércio, vindo assim, a prejudicar centenas de pais de família, que iriam ficar desempregados. "Os funcionários não devem ficar preocupados, pois, esses dias que eles terão os contratos suspensos, sendo de 10 dias, já existe uma proposta feita pelas centrais sindicais, para com o Governo Federal, para que seja, liberado a restituição dos valores desses dias de suspensão contratual, através do Seguro Desemprego”, explicou.
“E aproveito ainda para dizer que a nossa maior preocupação foi garantir que nenhum empregado fosse demitido. E peço, que todos os colegas trabalhadores, realmente entendam que estamos vivendo um momento de muitos cuidados, e preocupados com a saúde de todos, o que é mais importante, oriento que todos possam ficar em casa, e seguir os protocolos de cuidados que devemos ter perante a prevenção e proliferação do Coronavírus", concluiu o Presidente.
Por: Cloves Neto/Liberdadenews