Beneficiários do auxílio emergencial de R$ 600, que usaram o aplicativo "Caixa Tem" para pagar boletos, relatam que o dinheiro está sumindo da conta sem que o pagamento seja concluído.

A vida da técnica de enfermagem Joseane Santos Lima Marques já estava difícil e piorou. No dia 22 de maio, ela usou o aplicativo Caixa Tem, que dá acesso à conta eletrônica criada pela Caixa para depositar o benefício.

Joseane tentou pagar uma fatura de cartão de crédito no valor de R$ 400. Ao terminar a transação, apareceu esta mensagem no aplicativo: "Desculpe, ocorreu um problema ao efetivar o pagamento do seu boleto”. O extrato mostra que os R$ 400 saíram da conta. Mas, segundo Joseane, a fatura do cartão de crédito continua aberta.

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“Nessa pandemia que a gente está passando aí só tem esse dinheiro, porque a gente não está trabalhando, só tem esse dinheiro para poder cumprir as nossas necessidades de comer, de pagar quanto está devendo, para o nome não sujar, essas coisas. Eu fiquei desesperada aqui ligando para Caixa, indo na agência e ninguém sabia informar nada”, conta.

O aplicativo Caixa Tem funciona como o aplicativo de qualquer outro banco. Por ele, a pessoa que recebe o auxílio emergencial pode consultar saldo, extrato, fazer transferências e pagamentos.

O caso da Joseane não é único. Os relatos de pessoas que tentaram pagar boletos pelo Caixa Tem e que estão no prejuízo chegam de várias partes do Brasil. E para muita gente o dinheiro some e o que aparece depois é um constrangimento enorme.

A lavadora Alexandra Fonseca Cedro está no maior aperto. Um amigo, trabalhador rural, mora numa área sem internet. Pediu para ela acessar o Caixa Tem dele e pagar o boleto de um banco, no valor de R$ 400. “Não gerou o comprovante, até hoje o valor não foi estornado e nem foi compensado o boleto”, conta.

Ela, que também está desempregada, disse que participa de um grupo de mensagens que tem mais de 250 pessoas na mesma situação. Ela tirou R$ 400 do próprio bolso para pagar o amigo.

“Eu conversei com ele, ele entendeu, só que, como era a minha responsabilidade, eu paguei para ele”, explica.

A prestação de contas da doméstica Géssica Alencar Faria, de Canarana, na Bahia é com a sogra. Ela pagou o boleto de um banco digital pelo Caixa Tem para dona Adijaci. A mensagem de erro no sistema também apareceu. “Simplesmente sumiram os R$ 600. Eu voltei para o Caixa Tem e estava zerado”, conta. Isso aconteceu 15 dias atrás. Até agora, nada de solução.

“Muito revoltada. Ninguém consegue dizer o que aconteceu com esse dinheiro”, lamenta.

A Caixa confirmou a falha. Afirmou que atingiu 0,1% dos boletos pagos no "Caixa Tem". Segundo o banco, a situação está resolvida e todos os clientes afetados vão ser ressarcidos.

Fonte: Jornal Nacional

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