Um homem foi detido pela polícia após ser capturado por indígenas Tumbinambás da Aldeia Patiburi, em Belmonte, por estar fazendo filmagens da área com um drone. O homem relatou que foi contratado por um fazendeiro da região dos distritos de Boca do Córrego e Santa Maria Eterna.
De acordo com informações do site Teixeira Hoje, a Polícia Militar resolveu tirá-lo do local e conduzi-lo à delegacia de Belmonte, juntamente com lideranças indígenas da aldeia. A cacique Cátia informou que está sendo ameaçada de morte e que foram feitas imagens da aldeia e da sua residência.
“Eram dois, um conseguiu fugir. O que foi para a delegacia disse que tinha sido contratado por um fazendeiro que vem ameaçando a nossa comunidade e a mim. Ele disse que não sabia o motivo da filmagem”, comentou a líder indígena.
O drone usado no trabalho foi levado por outro integrante da equipe de filmagem que conseguiu fugir dos indígenas. A secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) manifestou preocupação com a aldeia por conta das disputas de terra na região. A cacique Cátia já vinha sofrendo ameaças e foi incluída em um programa de proteção, por isso é acompanhada por uma escolta militar toda vez que se desloca da aldeia.
Segundo a Polícia Civil, o proprietário do drone tem habilitação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e teria sido contratado para fazer imagens apenas das terras da família em questão. O caso foi registrado e, por não existir, naquele momento, crime praticado por nenhuma das partes, o homem foi liberado.
Fonte: Atarde