Moradores estão indignados com a matança de animais na praça do Vivendas
Uma equipe do IBAMA removeu a carcaça de um filhote de jacaré da Praça Lourival Bezerra Maciel, no bairro Vivendas Costa Azul, em Eunápolis, na manhã desta segunda-feira (26). A morte do animal gerou indignação entre os moradores da localidade.
O filhote foi atingido na região da cabeça, possivelmente por um tiro, na madrugada de sábado (24). A suspeita é que o filhote seja o mesmo que foi visto “passeando” pela área no início da semana passada. Os jacarés são vistos com frequência saindo de uma lagoa no entorno da praça.
“Algum infeliz está acabando com os bichos lá da praça. Já matou os patinhos, os gatinhos, as corujas, só faltam as tartaruguinhas. Matou o jacaré só por matar e deixou a carcaça lá. Eu cheguei a chorar quando vi, fiquei arrasada, é muita crueldade”, disse uma moradora em condição de anonimato à reportagem do RADAR 64. Há relatos de outros abates de jacarés no local.
Jacaré foi atingido possivelmente por tiro
Quem também se indignou com a morte violenta do animal foi o chefe da unidade do IBAMA em Eunápolis, o agrônomo Henrique Jabour. “A eliminação do animal foi um gesto de crueldade do homem”, declarou.
Jabour informou ainda que a lagoa é o habitat natural dos jacarés, que geralmente são da espécie papo-amarelo, e que os seres humanos é que estão ocupando o local. "Inclusive, o aparecimento frequente dos animais na praça acontece devido à retirada da vegetação, visitação do público e fechamento da área", disse.
É comum a aparição de jacarés na praça do Vivendas
Apesar de não haver registro de ataques de jacarés a humanos na região, a orientação é não se aproximar dos animais, não importuná-los e não expô-los a luzes. Os jacarés se alimentam de pequenos animais e peixes.
É proibido caçar e abater animais silvestres. Caso a pessoa que matou o jacaré seja identificada, pode ser multado de R$ 500 a R$ 5 mil.
O animal foi encaminhado para o CETAS - Centro Triagem de Animais Silvestres, em Porto Seguro, onde será analisada a causa da morte e definida a destinação da carcaça.
Fonte: Radar64