Eunápolis: Aparelhos são de extrema importância para atendimentos de alta complexidade
Bandidos entraram na base do Samu, em Porto Seguro, na madrugada desta segunda-feira (1°/02) e furtaram os equipamentos da única ambulância de suporte avançado disponível no município.
Foram levados dois desfibriladores e um ventilador pulmonar de transporte. Os aparelhos – avaliados em cerca de R$ 200 mil – são de extrema importância para salvar a vida dos pacientes que precisam de atendimento de alta complexidade.
Conforme informações apuradas pela reportagem do RADAR 64, pelo menos dois homens chegaram ao local em uma moto. Para ter acesso ao prédio, às margens da BR-367, eles pularam o muro dos fundos.
Os funcionários sentiram falta do material no início da manhã. O último atendimento havia ocorrido por volta de meia-noite.
“Os equipamentos são muito importantes para resgate de extrema urgência, como traumas, acidentes graves e pacientes que sofreram parada cardiorrespiratória. A ambulância só sai em ocorrência de extrema urgência, que depende de uma assistência técnica qualificada”, afirmou superintendente da rede de urgência e emergência do Samu, Tárcio Andrade Lapa.
Não há previsão para reposição dos equipamentos.
Um boletim de ocorrência foi registrado na 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro, que vai abrir uma investigação. A população também pode ajudar. Caso alguém tome conhecimento da venda desses equipamentos no mercado paralelo, deve denunciar.
Fonte: Radar64