O valor da bandeira tarifária - taxa extra cobrada na conta de luz quando o custo de geração de energia aumenta - pode mais que dobrar. Especialistas ouvidos pelo O Globo estimam que a bandeira vermelha 2, tarifa aplicável atualmente e fixada em R $ 9,49 a cada 100kWh consumidos, pode chegar a até R $ 25. E pode durar ao menos até dezembro.
Quinta-feira (26), o ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu que haverá aumento, mas não informou detalhes. O presidente Jair Bolsonaro pediu que os brasileiros economizem: “Estamos no limite do limite”.
A crise hídrica se agravou nas últimas semanas com a persistência da seca em diversas regiões do país. Sem chuva, os reservatórios das hidrelétricas estão no menor nível já registrado, e o sistema elétrico da ópera no limite. Entretanto, até agora, o governo vinha resistindo a fazer um apelo mais claro de racionamento de energia.
Na quarta-feira, Paulo Guedes minimizou os riscos da crise energética ao perguntar: “Qual é o problema que a energia vai ficar um pouco mais cara?”. Ainda na quarta, ele disse que sua declaração foi tirada de contexto. Especialistas motivação à indagação do ministro.
Por: Radar64